Loading...
31 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 31
- Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?Publication . Brazão, José Paulo Gomes
- A prática social, a tecnologia e a construção do currículoPublication . Brazão, José Paulo GomesEste artigo resulta de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida numa escola urbana do Funchal, na qual reflecte a acção dos alunos manuseando as ferramentas tecnológicas, na construção e manutenção de Weblogs. A noção de aprendizagem situada surge como um conceito transitório, onde de um lado, estão os processos cognitivos primários, e no outro, a prática social como fenómeno gerador da aprendizagem. Este currículo de aprendizagem emerge da participação em comunidade de prática. É a visão prescritiva da prática, das relações pedagógicas e de outras que os aprendizes constroem enquanto trabalham.
- Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crisePublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaPublication . Sousa, Conceição; Brazão, José Paulo GomesA formação de professores à luz do “processo de Bolonha” reequaciona a função do ensino superior, o papel conferido aos docentes e devolve aos alunos a responsabilização pelos processos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências, valoriza a envolvência dos alunos em projectos de formação contextualizada, dando ainda oportunidade à construção de experiências significativas. A concretização destes propósitos leva-nos a desenvolver práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna assente num projecto democrático de autoformação cooperada na gestão de conteúdos, actividades, materiais, tempos e espaços. Nesta comunicação vamos reflectir uma experiência prática que decorreu entre Outubro de 2007 e Janeiro de 2008, inserida em duas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura e do Educação Básica, da Universidade da Madeira, tentando avaliar os ganhos e as dificuldades obtidas nesse trabalho.
- Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?Publication . Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraBodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis and Carlos Fino.
- Evolução curricular em Portugal: relações e tensõesPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Pereira, Maria Gorete
- O diário de um diário etnográfico electrónicoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Ambiente de aprendizagem emergente: a Escola da PontePublication . Pereira, Bárbara Rubina Coelho Ramos; Brazão, José Paulo GomesThis article aims to question the pedagogical modes of action within the contexts, from a perspective of rupture with the institutionalized model of teaching-learning. It is important to take a close look at critical constructivism, exposing its relationship with emerging learning environments and with pedagogical innovation. We proceed to the presentation of the learning environment present at Escola da Ponte, looking at it as an emergent learning environment in the light of critical constructivism. We conclude that the Fazer a Ponte project is a new pedagogy, which presents itself as disruptive in relation to traditional practices associated with the factory school model, which fosters the development of student skills, namely the capacity for reflection and evaluation, critical thinking and problem solving.
- Mercantilização da educação e hipercapitalismoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Ambientes de aprendizagem: do real ao imersivoPublication . Vieira, Luís Miguel Silva; Brazão, José Paulo GomesThis article addresses learning from a constructivist perspective and the potential that hybrid and immersive environments may have in the teaching-learning process, in which it is of significant relevance to consider the active involvement and stimulation of student agency in the process of knowledge construction. In this sense, the authors present theoretical considerations and reflections aimed at raising awareness for emerging learning environments, different models of hybrid teaching and for various immersive media, as well as, contribute to the reflection and consolidation of the foundations of learning in these contexts. Emphasising situational learning, integrating hybrid and immersive environments, can lead the study of education and learning in new directions.