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  • Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica
    Publication . Torrejón, Begoña Torrejón; Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice
    El objetivo de este trabajo es discutir la inclusión de la diversidad de género en la formación docente, así como las posibilidades y sugerencias de iniciativas a desarrollar en el campo de la educación inmediata, media y a larga distancia. Metodológicamente, estudiaremos un enfoque cualitativo, basado en el aporte de estudiantes de segundo año de Educación Infantil de la Universidad de Cádiz, España, a través de entrevistas en grupo abierto sobre sus concepciones sobre la diversidad sexual y de género y cómo desarrollar la inclusión diversidad y género en el contexto académico. Analizamos y discutimos dos foros de datos categorizados: 1) Concepto de inclusión de la diversidad de género; 2) Caracterización del actual sistema educativo español en relación con la inclusión de la diversidad de género; 3) Quién, dónde y cómo debe trabajarse la inclusión; 4) Acciones a desarrollar por los tutores; 5) Propuestas para el enfoque de la inclusión de la diversidad de género. Se concluye que es necesario un trabajo transversal, sistemático y continuo para la inclusión de la diversidad sexual y de género en todos los contextos académicos, con acciones educativas que proporcionen momentos de escucha a los estudiantes LGBTQIA+ y a sus familias.
  • Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de Rezende
    Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
  • Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?
    Publication . Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Bodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis and Carlos Fino.
  • Ambiente de aprendizagem emergente: a Escola da Ponte
    Publication . Pereira, Bárbara Rubina Coelho Ramos; Brazão, José Paulo Gomes
    This article aims to question the pedagogical modes of action within the contexts, from a perspective of rupture with the institutionalized model of teaching-learning. It is important to take a close look at critical constructivism, exposing its relationship with emerging learning environments and with pedagogical innovation. We proceed to the presentation of the learning environment present at Escola da Ponte, looking at it as an emergent learning environment in the light of critical constructivism. We conclude that the Fazer a Ponte project is a new pedagogy, which presents itself as disruptive in relation to traditional practices associated with the factory school model, which fosters the development of student skills, namely the capacity for reflection and evaluation, critical thinking and problem solving.
  • Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental
    Publication . Mendonça, Alice; Brazão, Paulo
    Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
  • Hands on action-research in construction of the teaching profession: a scientific contribution in the initial teacher training of the University of Madeira (UMa)
    Publication . Gouveia, M. F. B. Pestana; Brazão, P.
    Action research is more than just a method of searching scientific knowledge in the field of Educational Sciences. It brings together multiple dimensions of educational practice which involves action, observation and contextualized and systematic reflection leading to curricular and organizational development, along with the construction of the teaching profession. Action research aims to find solutions to emerging problems through the creation of curricular strategies that promote pedagogical innovation and improve learning. The Master's degree in Preschool Education and Primary Education at the University of Madeira is based on these assumptions and has a curricular unit named Action Research Project which is implemented in real contexts of Pedagogical Practice in schools. This paper is intended to report the beginning of this reflexive process in an attempt to broaden the discussion of teacher training to new audiences. It is important to examine experiences of the use of action research, starting from the diagnosis of problems, passing through the collection and analysis of data as well as the systematization of processes and knowledge and culminating in the realization of scientific reports.
  • Global neoliberalism and Dewey's legacy
    Publication . Brazão, Paulo
    This article intends to identify some restrictions of globalization for how the mercantilization of education influence western societies, modify the education, and how can Dewey's thinking to contrast. We reclaim the prevalence of experience, participation and critical thinking, as a construct of democratic society, a perspective of resistance and hope in solving the constraints of the post-contemporary world.
  • O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.
  • Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo
    Publication . Dias, Alfrancio Ferreira; Brazão, José Paulo Gomes
    Nesse artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). A partir de um realizado, apresentamos algumas reflexões acerca da inclusão de gênero e da diversidade sexual na formação docente desenvolvida pela UFS, no Brasil e UMa, em Portugal. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário com quesões abertas. Tensionamos os motivos pelos quais os participantes da pesquisa consideram importante participar das/em iniciativas de inclusão de gênero e da diversidade sexual no meio acadêmico, bem como sugestões de iniciativas a desenvolver num tempo imediato, médio alcance e longo alcance. Por fim, as argumentações analisadas dos egressos evidenciam diferenças entre a formação dada pela UMa e UFS no que se refere a inclusão das discussões de gênero e diversidade sexual no meio acadêmico, apesar de identificar também diferências entre essas práticas no curso do campus de Itabaiana e em São cristóvão. Consideramos ser cedo para emitir opiniões precisas quanto a essa questão, mas esperamos que ao concluir a análise de todas as categorias da investigação, seja possível ensaiar problematizações acerca dessas diferenças.
  • Afirmações dos estudantes sobre pessoa transexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Este artigo apresenta uma análise do conceito de pessoas transexuais, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que a maioria dos ex-estudantes da UMa bem como como os da UFS conhecem e valorizam o conceito de pessoa transexual, centrado na construção/ reconstrução subjetiva da identidade. Existe na maioria dos ex-estudantes da UFS uma forte consciência dos constrangimentos acerca da vivência da transexualidade motivada pela influência de padrões sociais estereotipados. Isso é justificado pela experienciação de contextos sociais predominantemente paternalistas, com tabus sobre esta temática. Comparando os resultados, regista-se um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão do conceito de pessoa transexual. As respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam menor adesão a essa iniciativa.