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  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • A cultura motora como polo atractor da mudança da escola
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, Ana
    A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação Física
    Publication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
  • A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
  • Association between Body Composition, Physical Activity Profile, and Occurrence of Knee and Foot Postural Alterations among Young Healthy Adults
    Publication . Ashraf, Sadaf; Viveiros, Roberto; França, Cíntia; Ornelas, Rui Trindade; Rodrigues, Ana
    Knee and foot deformities refer to structural abnormalities in the knee and foot bones, joints, ligaments, or muscles. Various factors, including genetics, injury, disease, or excessive use, can cause these deformities. These musculoskeletal conditions can significantly impact individuals’ quality of life. This study examined foot and knee deformities in 231 young healthy adults (165 men, 66 women) aged 22.6 ± 4.9 years and their association with physical activity and body composition. The postural assessment was performed by two Physiotherapists, with the subject standing in three views: side, anterior, and posterior. Physical activity (Baecke’s Habitual Physical Activity Questionnaire) and body composition (InBody 770) were assessed. Results showed that the most common foot deformity was pes planus, while the genu recurvatum was the most common knee deformity among the individuals. Physical activity level was negatively associated with knee and foot deformities. Conversely, body composition differed with the presence of genu recurvatum. These findings present a starting point to understand the occurrence of knee and foot postural alterations according to the individuals’ body composition and physical activity profiles, which could support the deployment of tailored interventions among healthy adults. In addition, early detection of postural changes is crucial in mitigating their negative long-term impact on physical well-being.
  • A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física
    Publication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, Helder
    Este estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
  • Ensino inclusivo nas aulas de educação física: uma reflexão às práticas pedagógicas
    Publication . Rodrigues, Ana; Prudente, João; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Gouveia, Elvio; Lopes, Helder
    A publicação de recente legislação como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, reforça o direito de cada aluno a uma educação assente nas suas potencialidades e necessidades, num contexto de equidade, em que todos devem ter as mesmas oportunidades para explorar os seus limites. Sendo inegável o papel de toda a comunidade educativa na promoção e implementação da inclusão, este trabalho focaliza-se num dos agentes: o professor de Educação Física. Pretende-se assim, equacionar e refletir sobre este docente enquanto promotor de ambientes educativos desafiadores de sucesso, em que se respeita os interesses, a expressão da sua identidade cultural na Educação Inclusiva, bem como inventariar perceções, metodologias e práticas pedagógicas adotadas por estes profissionais no âmbito de uma Educação Inclusiva.