Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Prevalência da síndrome metabólica em crianças e adolescentes madeirenses: associação com excesso de peso e obesidade, aptidão física e características parentais
    Publication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Almeida, Maria João
    O presente trabalho consiste em três estudos, com o propósito: (1) determinar a taxa de prevalência da síndrome metabólica (SM); (2) estabelecer a taxa de prevalência da SM em crianças e adolescentes com excesso de peso e obesos e estudar a associação das componentes da SM entre pais e filhos; (3) Verificar o risco de diagnóstico de SM, quando os sujeitos são considerados “inaptos” nos testes motores da aptidão física. A amostra é constituída pelos participantes no projecto CRES. No primeiro estudo, a amostra é constituída por 1496 sujeitos (721 rapazes e 775 raparigas), nascidos entre 1991 e 2002. O segundo estudo é composto por 144 indivíduos (69 rapazes e 75 raparigas), nascidos entre 1991 e 2002, e 186 pais (133 do sexo feminino e 53 do sexo masculino). No último estudo, a amostra é constituída por 1216 crianças e adolescentes (576 rapazes e 640 raparigas), nascidos entre 1991 e 1999. A SM foi diagnosticada com base no conceito de Cook et al., (2003) para as crianças e adolescentes, e no conceito do IDF (2006) para os adultos. O excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes, foram determinados segundo os critérios de Cole et al., (2000). A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes Fitnessgram (The Cooper Institute for Aerobics Research, 1999). No primeiro estudo, os resultados indicaram uma taxa de prevalência da SM na população estudada é de 4.5%; sendo superior no sexo masculino e registando um incremento com o escalão etário e com grau de obesidade. A probabilidade de sujeitos com excesso de peso ou obesos apresentarem SM é 22 vezes superior comparativamente a sujeitos com peso normal (OR 22,118; CI 95%, 10.799 – 45.298). No segundo estudo, foi encontrada uma taxa de prevalência da SM em jovens com excesso de peso e obesas de 18.1% e nos progenitores 25.5%. Os resultados sugerem associação significativa entre mãe – filho(a) ao nível das componentes PA, TG e PC, pai – filho(a) na HDL e entre pais no PC. No entanto, a probabilidade do descendente manifestar SM é apenas significativa na mãe (OR 2.288; CI 95%; 0.809-6.474). No terceiro estudo, concluímos que dos testes de aptidão física apenas as extensões de braços e os abdominais, contribuem para a explicação do aparecimento do SM. Uma criança considerada “inapta” nas extensões de braços apresenta uma probabilidade de 2.928 (OR 2.928; CI 95%; 1.417-6.047) de diagnóstico de SM, esse risco é de 4.028 (OR 4.028; 1.708-9.501) quando a criança é considerada inapta nos abdominais.
  • Aptidão física na escola
    Publication . Rodrigues, Ana J.
    Durante a última década, tem­se assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares. Pretende­se deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura. No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes Fitnessgram afirma­se como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade física entre os adolescentes e jovens.
  • A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física
    Publication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, Helder
    Este estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
  • A avaliação inicial da aptidão física em contexto escolar
    Publication . Mendonça, Luísa; Mendes, Silvino; Carvalho, João; Rodrigues, Ana
  • Cross training: uma abordagem em contexto escolar
    Publication . Mendes, Silvino; Carvalho, João; Rodrigues, Ana
    A promoção de um estilo de vida ativo e uma preocupação com a promoção da aptidão física associada a saúde, são aspeto contemplados no Programa Nacional de Educação Física, e na nossa opinião com particular ênfase nos anos terminais. No entanto, da quantificação e avaliação da aptidão física constatou-se reduzidos níveis de aptidão, em particular nas componentes associadas a força e a resistência aeróbia. Como estratégia de potencializar o trabalho destas componentes da aptidão física utilizou-se como a implementação do Cross Training nas aulas de Educação Física. O Cross Training é uma conjugação de três modalidades: o Weightlifting, Ginástica e condicionamento metabólico (Cardio). O Cross Training tem como principal objetivo otimizar a competência física nos dez domínios do condicionamento físico: Resistência Cardiorrespiratória, Resistência Muscular, Força e Flexibilidade, Potência e Velocidade, Coordenação e Agilidade, Equilíbrio e Precisão. É uma modalidade de treino físico que poderá ser realizado na escola usando o peso corporal ou então fazendo uma adaptação dos materiais existentes na escola, e também poderá ser uma ferramenta que os professores podem utilizar como tarefas para casa dos alunos. Assim, através deste artigo pretende-se apresentar propostas de ferramentas didático pedagógicas para abordagem do Cross Training em contexto escolar, apresentando: (i) uma posposta de unidade didática (contemplando 3 níveis, introdutório, intermédio e avançado); (ii) estratégias de operacionalização e (iii) adaptação de recursos materiais e espaciais para a dinamização da matéria. O Cross Training pelas suas características, afirma-se como uma matéria que poderá ser dinamizada, com o intuito de potencializar a aptidão física em contexto escolar.