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- A escola em tempo de crise: gerir ou liderar? Gestão (escolar) para tempo de magnificência e liderança (escolar) para tempo de crisePublication . Bento, António V.Nos tempos actuais, com a crise que todas as organizações sociais e a nossa sociedade atravessam, as escolas necessitam de uma liderança adequada aos tempos de crise versus uma gestão que seria mais apropriada para tempos de magnificência. Uma liderança preocupada mais com as pessoas, as aprendizagens, o ensino e os alunos. Um modelo de liderança instrucional e pedagógico, focado nas dimensões que o líder instrucional ou pedagógico deve concretizar: definição da missão da escola, gestão dos programas de ensino e promoção de um clima de aprendizagem (Hallinger, 2005). Nesta era dominada por grandes preocupações relacionadas com a accountability, a responsabilidade organizacional, o melhoramento das aprendizagens e o aumento dos resultados académicos dos alunos, a liderança escolar pode ser um agente catalisador para a mudança que se pretende imprimir nas nossas escolas. Daí que seja necessário repensar a liderança escolar de forma a centrarmos a liderança nas aprendizagens e nos resultados dos alunos. Nesta conferência, começaremos por definir o nosso conceito de liderança, diferenciaremos a liderança da gestão burocrática e ressaltaremos a liderança pedagógica direccionada para as aprendizagens e os resultados dos alunos de modo a contrapor a uma gestão escolar predominantemente administrativa uma liderança escolar para o tempo de crise.
- Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo)Publication . Bento, António V.A transição da escola elementar para a Escola Básica traz consigo maus momentos para muitos alunos. No momento em que as mudanças da adolescência a nível físico, emocional e social começam, as crianças encontram-se num ambiente escolar radicalmente diferente daquele a que estavam habituadas. Para alguns alunos esta mudança marca o começo de uma descida em espiral em relação ao rendimento académico, desistência escolar e outros problemas sérios. No nosso país, cerca de 41.1 por cento dos adolescentes desistem da escola antes de completarem o ensino secundário. Portugal é o país da União Europeia com a mais elevada taxa de abandono escolar precoce. A percentagem de crianças/jovens até aos 15 anos que não completam a escolaridade básica é de 2.7 por cento (17.874). De acordo com o estudo “Insucesso e Abandono Escolar” elaborado pelo Ministério da Educação em 2003, as taxas de abandono escolar são insignificantes no 1º ciclo, revelando-se crescentes nos ciclos seguintes e acentuam-se de forma marcante nos anos seguintes à passagem de ciclo (5º, 7º e 10º). Segundo o mesmo estudo, o abandono escolar tem muito mais a ver com a idade do que com o ano de escolaridade que se frequenta e é geralmente precedido de histórias de insucesso repetido. Os anos de escolaridade críticos para a retenção dos alunos são os que se seguem à mudança de ciclo. O referido estudo chama a atenção para o excesso de transferências de escola a que os alunos estão sujeitos. No grupo dos pré adolescentes é comum verem-se descidas de níveis académicos, descida de auto estima e declínio de motivação. Resultados de investigações sugerem que a transição de ciclo quando envolve mudança de escolas não é um factor benigno. A maneira como o ambiente e contexto da nova escola satisfaz as necessidades dos prés adolescentes tem um papel importante nos seus percursos académicos e nas suas vidas. Nesta comunicação, faremos o resumo de algumas investigações sobre os efeitos de transição de ciclo e escola, analisaremos as perspectivas de todos os alunos do 5º ano duma Escola Básica e Secundária que passaram por essa transição e apresentaremos sugestões práticas para uma suave transição entre o 1º e o 2º ciclo.
- As etapas do processo de investigação: do título às referências bibliográficasPublication . Bento, António Maria Veloso
- O fenómeno das explicações: políticas educativas, sucesso escolar e seus determinantes: um estudo exploratório na Região Autónoma da MadeiraPublication . Bento, António V.As explicações, enquanto fenómeno educativo, também denominado de “mercado das explicações”, “sistema educativo paralelo”, “mercado educativo”, “actividade na sombra” e “terceiro sistema educativo” é um fenómeno à escala global; existe praticamente em todos os países, desenvolvidos e em vias de desenvolvimento (PISA, 2003). As políticas educativas, em Portugal, já incidiram, tangencialmente, na regulação das suas práticas mas têm ignorado a sua importância e dimensão, sobretudo no que concerne às questões fundamentais que se levantam na área da igualdade de oportunidades e da equidade do acesso à educação. Estudos de investigação recentes indicam que o recurso às explicações tem como base subjacente a procura do sucesso educativo e a resposta à competitividade existente na sociedade pela educação enquanto valor social e económico. Na verdade, existem questões de igualdade de oportunidades que este fenómeno levanta, quer em função das possibilidades económicas das famílias, porque nem todos os pais têm poder económico para os filhos frequentarem as explicações, quer geográficas, já que no interior e nas zonas rurais a oferta das explicações não é a mesma. Neste trabalho, pretendemos analisar, duma forma exploratória, a incidência, as características e a importância deste fenómeno focando-nos essencialmente nos seguintes indicadores de análise: política educativa, sucesso escolar, impacto das explicações, disciplina mais procuradas, dispêndio financeiro por parte das famílias e tempo semanal dedicado às explicações. Nesse sentido, foram recolhidos dados empíricos de quarenta e cinco alunos do 12º ano dum Estabelecimento de Educação Secundária da Região Autónoma da Madeira no fim do ano lectivo de 2007-2008.
- Authentic leadership in school organizationsPublication . Bento, António Veloso; Ribeiro, Maria IsabelThis research study, descriptive and exploratory in nature, had as objectives to know the perceptions of the teacher/students of a graduation course in Educational Sciences about their leaders, measured and evaluated through the Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) and to verify if existed differences between the public and private school organizations in the four characteristics defined for the ALQ: a) self-conscious; b) transparency; c) moral/ethics; d) balanced processing. A non-probabilistic sample by convenience consisted of 86 participants from Brazil. The results of this research study show that the level of authenticity of the leader, in the four characteristics defined for the ALQ, in the perception of the subjects inquired, is above of the moderate level. Having in account the type of school organization (public or private), the differences found in the levels of the four characteristics defined for the ALQ were not statistically significant even though, the leaders of the private schools demonstrated to possess slightly higher values in the four analysed sub areas.
- Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de casoPublication . Silva, Natália L.; Bento, António V.; Fraga, Nuno M. S.Este estudo de investigação, de caracter misto, consistiu na aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (dezoito a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Foi nosso objetivo fazer uma análise sobre o tema da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Neste artigo iremos focar-nos nos resultados qualitativos resultantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo numa escola em crise; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas.
- Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolaresPublication . Costa, Andreia Rubina da Conceição; Bento, António V.Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
- O stress na liderança escolar: o caso de dois directores brasileiros - uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratóriaPublication . Bento, António V.; Brazão, José Paulo G.
- Development of children’s attitudes and knowledge towards insects: the pedagogical role of school visits to exhibitionsPublication . Aguín-Pombo, D.; França, A.; Bento, A. V.; Azevedo, J.School visits is a common nonformal science education strategy used regularly by teachers to call students attention and develop positive attitudes towards nature. The purpose of this study was to understand whether 6-14 year old school children gained positive knowledge and attitudes towards insects and science after visiting an exhibition of live insects from different parts of the world. Two questionnaires with nearly identical items were applied before and after the visit, to 182 elementary school students. The results showed that positive attitudes towards insects and animals increase after the school visit but the knowledge gained was below expectations. The importance of pedagogical planning is discussed.
- A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitárioPublication . Bento, António V.; Mendes, Guida Reis RodriguesO elevado crescimento da frequência do Ensino Superior, cerca de 30% nos últimos 30 anos, (Lencastre, L. et al., 2000) e as altas taxas de insucesso a nível universitário(40.6%) têm despertado a atenção quer de investigadores sociais quer da sociedade em geral. No nosso entender, é fundamental tentar perceber se esse insucesso se situa logo no primeiro ano e se está relacionado com a adaptação ao mais alto nível de ensino, no sentido de se desenvolverem estratégias de promoção duma boa adaptação e, consequentemente, do sucesso académico. É neste sentido, que nos propomos, neste estudo, tentar analisar os possíveis factores que contribuem para uma adaptação bem sucedida à Universidade, bem como os possíveis factores de risco. Esta análise centra-se necessariamente no conhecimento e caracterização da população alvo (alunos do 1º ano da Universidade da Madeira no presente ano lectivo) assim como das implicações da transição entre níveis de ensino e da consequente adaptação ao ambiente Universitário.
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