Browsing by Author "Rodrigues, Liliana"
Now showing 1 - 10 of 46
Results Per Page
Sort Options
- Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimentalPublication . Correia, Fernando; Rodrigues, LilianaSe é verdade que a aprendizagem é um fenómeno que é altamente influenciado pela partilha, funcionando quer os artefactos quer as pessoas com quem estamos como andaimes (scaffolding) para a sua construção, ela é também um processo si tuado. Segundo Lave e Wenger, este conceito de aprendizagem situada reforça a im portância do contexto cultural do indivíduo, não podendo a aprendizagem ocorrer num vazio de conteúdo, pois quanto maior for a ligação do indivíduo ao contexto onde esta ocorre melhor esta será. De certa forma, as comunidades de prática fun cionam como um processo de aprendizagem, cada vez mais comum, por promove rem um tipo de aprendizagem situada. Esta aprendizagem é situada numa prática comum e é pelo envolvimento na prática social que aprendemos e nos tornamos no que somos. Estas novas perspectivas sobre a aprendizagem valorizam aspectos como apren der na prática, gestão do conhecimento, associados a processos de colaboração e cooperação que podem ocorrer quer presencialmente quer através da rede.
- Comprehension view about critical thinking: narrative reviewPublication . Buzduga, Andreea; Rodrigues, LilianaThe critical thinking literature emphasizes the continuous need of understanding the meaning of a complex concept as critical thinking. Previous research provides multiple theoretical approaches on critical thinking, including different theoretical and operational definition, methods for developing critical thinking and measurements tools within formal educations. In this study, we focus on reviewing the main insights from previous studies with the specific aim of proposing a structured overview of how critical thinking can be defined, developed and measured according to multiple approaches (i.e., philosophical, psychological, educational). Results of this study showed the development of the critical thinking concept, consisting of a broad perspective of multiple approaches of critical thinking. This further enables an overview of critical thinking particularities.
- Constrangimentos e resultados europeus em educação e formaçãoPublication . Rodrigues, Liliana
- Crise migratória ou crise de humanismo?Publication . Rodrigues, LilianaEsta deveria ser uma época em que, graças aos fluxos económicos e à força das redes sociais, se esbateriam fronteiras políticas, culturais e territoriais, numa comunhão de experiências e de humanidade. No entanto, como costuma suceder em tempos de crise, não apenas essas fronteiras tendem a acentuar-se, como também se desmaterializam e se implantam no espírito humano. A primeira fronteira, e a que sustenta todas as outras, encontra-se aí, na nossa mente. É por aí que deve começar o nosso combate. Na nossa consciência. Quem migra, fá-lo na esperança de uma vida melhor. Deveria bastar-nos esta razão. Mas quando isso não é suficiente temos uma outra arma: a educação. Apenas por ela se pode garantir a integração e a prevenção da radicalização. Não é possível, neste momento na Europa, falarmos de migração excluindo a segurança. Até porque há um número crescente de jovens radicalizados com um papel confirmado no extremismo violento.
- Culture as investment in EuropePublication . Rodrigues, LilianaThe European cultural and creative sector contributes to economic growth, employment, innovation and social cohesion. Only in the European Union is responsible for more than seven million jobs. Thirty million worldwide. The potential of culture in terms of economic growth and job creation is indisputable. This is a perspective on culture that cannot be neglected. But this cannot be the only aspect of culture to be taken into account.
- Currículo: entre a inclusão e a integraçãoPublication . Rodrigues, LilianaA integração apela à complacência e à consideração para com o outro, o diferente, o diverso. Isto é, reconhece a diversidade e a mesmeidade como essências naturalizadas e cristalizadas. Daqui decorre uma pedagogia centrada na identidade e não na diferença. Por consequência, ocorre a exclusão e não a inclusão. Limitarmo-nos a celebrar a identidade e a diferença é como celebrar a vida e a morte, quer dizer, é não perceber que a morte não faz parte da vida (é contraditório) e que a diferença não cabe na identidade (porque esta tem a si mesma como referência, tal como a vida refere-se a si mesma). Isto significa que integrar, em educação, não pode ser apenas a entrada dos grupos, outrora apartados, num espaço dito regular, portanto, “normal”. Adequar a escola às necessidades do diferente é insuficiente para que integração signifique inclusão.
- Curriculum and powerPublication . Rodrigues, LilianaSchool has been an active force in legitimizing the dominant ideology and does it in name of the work market. School, through curricula, has functioned as a company. It was this enterprise concept that lead to the conception of objectives that are more interested in efficiency of a functional economy than in critical thinking. This way, the economy replaces the democratic ideal in the cultural and educational policies. This way the curriculum is seen as an unimportant technical issue and the objectives of education are based on the professional demands. In this light, the organization of the curriculum is based on a moulding process that is highly instructive and final. Creativity and abstract capacity are considered useless because they are not considered measurable behaviour that can be precisely defined and established. It is obvious that the technocratic model does not include the humanistic and critical perspective of education.
- O desamparo do sujeito na contemporaneidade: a insustentável leveza de serPublication . Soares, Rogéria; Rodrigues, LilianaA relevância deste trabalho, de revisão bibliográfica, em uma abordagem psicanalítica, concerne no sentido de que para melhor entendermos a construção do sujeito em nossa contemporaneidade, faz-se necessária uma análise dos novos laços sociais formados, ressaltando as características de sua formação, os determinantes socioculturais implícitos na construção destes laços e suas consequências, ajudando assim na compreensão de como o sujeito contemporâneo faz suas escolhas e de como é organizado, vivido e interiorizado o seu cotidiano.
- A educação como instrumento de reabilitação em contexto prisionalPublication . Rodrigues, Liliana; Petito, EmanuelAs prisões cumprem, na atu alidade, um papel social ativo na educação da população que se encontra reclusa. A estrutura da execução penal portuguesa assenta num modelo anglo-saxónico de re abilitação e reinserção social e esta perspetiva traduz-se numa desconstrução dos comportamentos desviantes e na possibilidade de aumen to das qualificações esco lares, académicas e profis sionais dos reclusos. Assim, este modelo é um mecanis mo de progressão para uma população que, por norma, apresenta baixos níveis de habilitações escolares e de quase ausência de qualifi cação profissional. Para que as prisões possam ser instrumentos eficazes de reabilitação, reinserção e inclusão sociais é importante que a população reclusa, por outro lado, esteja recetiva a este princípio. Sem essa disponibilidade dificilmente teremos sucesso na defesa da ideia de que a educação se deve assumir como um instrumento de reabilitação em contexto prisional.
- Educação e desenvolvimento comunitárioPublication . Rodrigues, Liliana; Sousa, Jesus Maria