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- Estudo transversal da hospitalização no sistema público de saúde de idosos no BrasilPublication . Vieira, Flávia Monaco; Bem, Judite Sanson de; Ferreira, Rute Henrique da SilvaO envelhecimento da população traz desafios ao sistema público de saúde, que precisa de lidar com um novo perfil epidemiológico, como doenças crónicas-degenerativas. Assim, a informação sobre as hospitalizações de idosos pode ser utilizada como um subsídio para a promoção de políticas públicas na área da saúde. O objetivo deste trabalho é analisar as hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) da população idosa brasileira, de 2015 a 2019, com base nos dados obtidos no Sistema de Informação Hospitalar Descentralizada/SUS. Para isso, identificaram-se o número e o custo das hospitalizações dos idosos, o sexo dos idosos internados, bem como as principais causas, a duração média da estada e o caráter das hospitalizações. Os resultados mostram que os principais diagnósticos de internamentos ocorrem devido a doenças do sistema circulatório, seguidos de doenças do sistema respiratório. Insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e pneumonia são as principais morbilidades das hospitalizações dos idosos. O sexo masculino tem um risco triplo maior de internamento, e o grupo etário de 80 anos e mais tem uma duração média de permanência superior à faixa etária dos 60 aos 79 anos. A maioria das hospitalizações ocorre com urgência, o que requer cuidados imediatos, sem planear o sistema de hospitalização.
- Estratégias de intervenção para a redução do comportamento sedentário diário nos idosos: Uma revisão rápida de literaturaPublication . Ramalho, André; Rosado, António; Serrano, João; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Petrica, JoãoO excesso de comportamento sedentário diário encontra-se associado a múltiplos malefícios para a saúde biopsicossocial da população idosa, independentemente do nível de atividade física. Os idosos são o segmento da população que mais tempo sedentário acumulam diariamente. Compreender os efeitos e as características das intervenções existentes para a redução do comportamento sedentário permite orientar a prática dos diferentes técnicos de intervenção geriátrica, e desenvolver iniciativas de saúde pública com o objetivo de melhorar a saúde dos idosos. Para isso, realizámos uma revisão rápida de literatura com o objetivo de descrever um conjunto de intervenções, baseadas na melhor evidência científica disponível, que podem contribuir para a redução do excesso de comportamento sedentário diário da população idosa. Foi definido um conjunto alargado de critérios de elegibilidade, entre os quais foram considerados estudos randomizados controlados e estudos quase-experimentais. Posteriormente, foi desenvolvida uma estratégia de pesquisa sistemática de literatura em três bases eletrónicas de dados científicos. Os estudos foram incluídos na síntese final através de um processo de seleção por fases e os dados relevantes dos estudos foram extraídos por dois revisores independentes. Os dados foram analisados através de uma análise temática indutiva. As intervenções que tiveram como objetivo a redução do comportamento sedentário diário da população idosa parecem ser eficazes. Nesse sentido, os técnicos de intervenção geriátrica podem utilizar estratégias específicas, tais como abordagens psicológicas e educacionais, auto monotorização do tempo sedentário, através de ferramentas tecnológicas, e programas de exercício físico.
- Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinaresPublication . Pinheiro, Joaquim
- Cuidados centrados na pessoa idosa: Uma abordagem de promoção de direitosPublication . Barbosa, Maria Miguel; Guimarães, Paula; Afonso, Rosa Marina; Yanguas, Javier; Paúl, ConstançaA necessidade massificada de cuidados gerontológicos, impelida pelo envelhecimento populacional, fomentou a proliferação de instituições residenciais com serviços assistencialistas focados na eficiência procedimental. Estes cuidados uniformizados apresentam sinais de esgotamento e impactos negativos nas pessoas idosas, nomeadamente na violação dos seus direitos e desvalorização da sua autodeterminação. O cumprimento da(s) lei(s), nomeadamente o respeito pelos direitos, é uma condição necessária para a promoção de cuidados gerontológicos de qualidade. No entanto, nem sempre se verifica, e atribuir aos direitos a sua evidente importância, proceder ao seu reconhecimento expresso e promover a literacia jurídica dos profissionais, clientes e rede de apoio é essencial na promoção de boas práticas. Salientamos, neste capítulo, legislação internacional como: a Convenção dos Direitos do Homem e da Biomedicina, a convenção dos Direitos das Pessoas com deficiência e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Ao nível da legislação nacional, exploramos tópicos da Constituição da República Portuguesa, a Lei dos Direitos da Pessoa em contexto de doença avançada e em fim de vida e o Estatuto do Maior Acompanhado. Surge, neste contexto, o modelo de Atenção Centrada na Pessoa Idosa como um paradigma alternativo de cuidados que garante os direitos das pessoas independentemente da sua idade e funcionalidade. Este modelo considera a Pessoa como centro do processo de cuidados e demonstra impactos positivos tanto nos utentes como nos profissionais. Democratizar o acesso à informação sobre o enquadramento jurídico vigente, permite aos cuidadores, beneficiários e sociedade respeitar direitos e defender uma atuação centrada na pessoa.
- Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação PedagógicaPublication . Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva; Fino, Carlos Nogueira; Bento, António Maria Veloso; Arruda, Ailton dos SantosA pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.
- Caracterização de sensor de imagem CMOSPublication . Nunes, José Pedro Sousa; Gomes, Luís Armando de Aguiar Oliveira; Santos, Pedro Nuno Teixeira dosA constante evolução da tecnologia possibilitou a utilização de sensores de imagem, cada vez mais pequenos, nas mais variadas áreas, desde os smartphones até à análise e seleção dos mais diferentes objetos na indústria. A criação de um sensor de imagem CMOS inclui duas fases fundamentais, o design e a sua caracterização. Os sensores são desenhados para corresponderem a um certo tipo de características, desejadas por um cliente ou derivadas das necessidades atuais da indústria. A caracterização é o processo de confirmação que todas as características estão de acordo com o pretendido. Assim, o processo de caracterização toma um papel de extrema importância, pois deverá ser o mais precisa possível, e deve ser realizada através de um procedimento standard para caracterizar o sensor de imagem. Neste trabalho, são descritos e calculados os parâmetros definidos pelo standard EMVA 1288, necessários à caracterização de um sensor de imagem. Assim, realizou-se tanto a caracterização do ADC como da luz utilizada, e para o sensor de imagem ORION 2K, realizaram-se as medições necessárias para a sua caracterização, nomeadamente medições com diferentes intensidades de luz, em condições de total ausência de luz e também para diferentes tempos de exposição. Esse sensor foi analisado nas suas duas configurações possíveis, com pixéis pequenos e com pixéis grandes. Foi possível chegar-se a todos os valores dos parâmetros definidos pelo standard EMVA 1288, tal como era como pretendido. Para a realização deste trabalho utilizaram-se as instalações da empresa ams Portugal, situadas no Funchal. A empresa disponibilizou também todo o material necessário para se proceder à caracterização do sensor de imagem ORION 2K e também algum software proprietário necessário para este trabalho.
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoPublication . Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaA realização do estágio pedagógico consiste numa etapa crucial no processo formativo de docentes, tornando-se o ponto em que passamos efetivamente a experienciar em contexto real um ambiente com os alunos e com toda a dinâmica da escola. O respetivo estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2019/2020. A elaboração deste relatório consiste em manifestar o processo realizado ao longo do ano letivo, e evidenciar reflexões e experiências sobre o decorrer do estágio pedagógico. Neste sentido, uma das finalidades do relatório baseia-se na transmissão e análise da prática letiva realizada, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e ainda das atividades de natureza cientifico pedagógica ao longo do ano, salientando o desenvolvimento formativo e crescimento na estruturação, planeamento e logística no processo implementado. Com o intuito de estruturar este relatório, com base no que foi realizado ao longo do ano letivo, efetuamos uma caracterização da escola, posteriormente seguido as linhas programáticas do estágio pedagógico enquadramos a caracterização da turma, as atividades realizadas na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza cientifico-pedagógico individual e coletiva. Considerando, o valor e desenvolvimento de todas as aprendizagens obtidas em todos os critérios referenciados, objetivamos realizar uma reflexão global de todo o estágio pedagógico e consequentemente expor os diversos pontos elaborados ao longo do ano letivo.
- O PROEMI e suas práticas pedagógicasPublication . Silva, Ugnes Eloi Oliveira da; Mendonça, Alice; Pinzoh, Josemar da Silva MartinsO Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), proposto pelo Governo Federal brasileiro, é uma iniciativa que busca implantar no Ensino Médio metodologias diversificadas, com base no lúdico, proporcionando aos educandos novas formas de explorar os espaços existentes na escola, construindo, coletivamente, um processo de ensino-aprendizagem significativo. Este estudo visou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas, no âmbito deste Programa, no Colégio Estadual Petrônio Portela, Distrito de Pilar, município de Jaguarari, Bahia, Brasil, à luz do conceito de Inovação Pedagógica. Questionou-se, com esta pesquisa, determinar se ocorre efetivamente quebra de paradigma, rompendo os padrões tradicionalistas enraizados no sistema educacional brasileiro, nesta modalidade de ensino, e se esta constitui uma inovação pedagógica. Para atender a esse propósito, alguns objetivos específicos se mostram relevantes de serem buscados como: observar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PROEMI na unidade de ensino; aprofundar o conceito do tema em estudo; compreende-la como instrumento de transformação da escola e analisar, criticamente, se as práticas pedagógicas do PROEMI podem ser consideradas inovadoras. Para conduzir tal investigação, o processo de pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, na modalidade etnográfica. Para a coleta de dados utilizou-se a observação participante e a entrevista etnográfica, os dados foram registrados no diário de campo e posteriormente realizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que, através das oficinas, são proporcionadas ao aluno novas perspectivas de aprender diante do desenvolvimento de práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende, considerando essas oficinas um cenário de práticas pedagógicas inovadoras.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Gomes, Elisabete José Mendonça; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaA redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos
- Ethyl carbamate in fortified wines: mitigation and controlPublication . Leça, João Micael da Silva; Marques, José Carlos Antunes; Vílchez Quero, José LuisO carbamato de etilo (CE) é um composto que ocorre naturalmente em bebidas alcoólicas. A sua toxicidade aguda é baixa, mas o consumo continuado levanta algumas preocupações, razão pela qual a indústria de bebidas alcoólicas se comprometeu a reduzir os níveis de CE tanto quanto possível. Este estudo pretende desenvolver e avaliar estratégias para mitigar a formação de CE em vinhos fortificados, com o vinho Madeira como caso de estudo. Primeiramente, uma extração líquido-líquido miniaturizada seguida por cromatografia líquida de fase reversa com deteção por espectrometria de massa em tandem foi desenvolvida com um bom limite de quantificação. Esta metodologia permitiu a determinação simples e eficiente de CE em vinhos fortificados. Foi utilizada para analisar um conjunto representativo de amostras de vinho Madeira, cujos resultados evidenciaram que os vinhos mais velhos tendem a apresentar concentrações mais elevadas de CE. A evolução do CE e dos seus principais precursores foi estudada numa amostragem de vinhos doces e secos de castas tintas e brancas, submetidos a estufagem e canteiro. Os vinhos doces Tinta Negra estufados apresentaram a maior propensão para formar CE e concluiu-se que outros compostos ou características físico-químicas não reportadas podem influenciar a ocorrência do CE. A arginina é apresentada como um novo precursor de CE, menos reativo que a ureia e a citrulina, mas relevante devido aos significativos níveis residuais em vinhos. Os principais açúcares no vinho, glucose e frutose, suprimem a formação de CE pelas vias dos precursores mais reativos, em até 26%. A fortificação alcoólica, utilizada para interromper a fermentação, não é um processo crítico para a ocorrência dos precursores de CE. O impacto da inoculação de leveduras indígenas não-Saccharomyces foi avaliado: Pichia terricola e Starmerella bacillaris revelaram o menor potencial para formar CE e podem ser ferramentas úteis para a sua mitigação em vinhos fortificados.
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