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- Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da MadeiraPublication . Andrade, Cláudia Alexandra; Santos, Natalie Nóbrega; Franco, GlóriaO construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.
- O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesaPublication . Glória, Franco; Roazzi, Antonio; Santos, Natalie NóbregaO objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.
- Inteligência emocional, resolução de problemas sociais e rendimento académicoPublication . Franco, Glória; Nóbrega, MarisaEste estudo pretende relacionar a inteligência emocional, a resolução de problemas sociais, com o rendimento académico, retenção e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, com idades entre os 11 e os 18 anos, a frequentar o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que existem correlações positivas significativas com o rendimento académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino
- Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1. º Ciclo do Ensino Básico da RAMPublication . Silva, Elisabete Porto; Franco, GlóriaThe growing interest in emotional intelligence has motivated, since the ‘ 90, the development of numerous studies on the topic. One of the approaches of these studies has been the relationship between emotional intelligence and academic achievement, without much agreement on the results (Angelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al., 2006; Silva & Duarte, 2012) and was developed further this research. The survey was developed with a set de129 individuals of both sexes of RAM (Autonomy Region of Madeira) in order to respond to the questions: is there any relationship between IE, the IE perceived and school per formance? Does gender, age, social participation, socio-economic status of parents and school retention influence the IE and the school performance? The instruments used were: A demograph ic and educational survey where they gathered, in addition to the socio-demographic data, academ ic performance data as: retention, the notes of the Portuguese language, Mathematics, the Study of the Middle note of calibration tests: Portuguese language and Mathematics; and the Emotional Intelligence survey of Bar-On (Candeias & Rebocho, 2007, Candeias et al., 2008). The results reveal that only some aspects of IE relate to some of the variables of school performance, in particular the classifications to Portuguese and Mathematics.
- Fatores que influenciam o desenvolvimento da compreensão emocionalPublication . Santos, Natalie Nóbrega; Franco, GlóriaA compreensão emocional é a habilidade sociocognitiva de reconhecer as emoções, compreender as respostas às emoções dos outros e das situações emocionais, abarcando uma série de habilidades e compreensões relacionadas com a emoção, como a compreensão da relação entre emoções e outros estados mentais, conhecimento de estratégias de regulação das emoções e compreensão de respostas emocionais ambivalentes. Existindo evidências empíricas que apontam a compreensão emocional como um dos preditores do ajustamento social e de saúde mental, o estudo dos fatores que influenciam o desenvolvimento da compreensão emocional pode ser crítico para ajudar a criança no seu desenvolvimento saudável. Ao longo deste artigo identificaremos as fontes potencialmente importantes das diferenças individuais da compreensão emocional.
- Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolarPublication . Sousa, Ricardo; Franco, Glória
- Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAMPublication . Andrade, Cláudia; Franco, GlóriaEmotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and burnout. The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and the Maslach burnout inventory (MBI). In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence. To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions are higher is the emotional exhaustion.
- Desenvolvimento da compreensão emocionalPublication . Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa; Santos, Natalie NóbregaA compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.
- Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescênciaPublication . Franco, Glória; Nóbrega, MarisaA presente investigação está inserida nos estudos que procuram compreender quais os fatores que influenciam a Inteligência Emocional (IE) e a capacidade de Resolução de Problemas Sociais na adolescência, bem como na relação que se pode estabelecer entre estas competências. Neste sentido, a investigação desenvolveu-se com os objetivos de responder a questões associadas à relação entre a IE percebida, as habilidades de IE e as habilidades de resolução de problemas sociais. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sócio-Demográfico e Educativo; Emotional quotient inventory; Multifactor Emotional Intelligence Scale; Prova Cognitiva de Inteligência Social. Os resultados obtidos permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da IE percebida e de habilidades de IE, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a IE é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas (IRP).