Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Arete and sophia dans le traité de De uirtute morali de Plutarque
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    Taking as a starting point the ethical and psychological argumentation that Plutarch develops in the treatise De uirtute morali, this paper will propose a double reflection on the complex relation between arete and sophia. On the one hand, the focus of interest will be the theoretical dimension of these concepts. On the other hand, it will be the realization of virtue in and through action. It will thus be necessary to underline the contribution of this treatise to the setting up of the figure of the ideal politician: one who participates actively in political action, but does so while implementing wisdom (sophia and phronesis, depending on the circumstances).
  • Sobre comer carne
    Publication . Pinheiro, Joaquim; Plutarco
    O tratado De esu carnium (Sobre comer carne) chegou-nos na forma de dois logoi, com múltiplas lacunas, sobretudo o segundo logos. Recuperando temáticas já desenvolvidas pela doutrina pitagórica, por Xenócrates, por Teofrasto ou pelos Estóicos, Plutarco argumenta sobre a natureza dos seres vivos, no âmbito da relação entre homem e animal. À semelhança de outros tratados do corpus plutarcheum, como Bruta animalia ratione uti (Os animais são racionais), mais conhecido por Gryllus (Grilo), ou o De sollertia animalium (Sobre a inteligência dos animais), a narrativa desenvolve-se em torno de questões relacionadas com a natureza e a psicologia dos animais, como a possibilidade de existir virtude e razão entre os animais, defendendo Plutarco a philanthropia e a generosidade com que se deve tratar todos os seres vivos, opondo-se, dessa forma, ao simples utilitarismo ou ao problemático princípio da necessidade. Sendo um dos tratados zoológicos, o De esu carnium é também um texto de carácter retórico pelo facto de Plutarco construir, por oposição aos Estóicos, uma teoria argumentativa que sustenta a ideia de que comer carne é παρὰ φύσιν (‘contra a natureza’).
  • Entre a medicina e a filosofia: a apologia de comer vegetais em Plutarco
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    Tendo em conta os tratados Preceitos para conservar a saúde (De tuenda sanitate praecepta), Da inteligência dos animais (De sollertia animalium) e, em particular, Sobre comer carne (De esu carnium), procuraremos identificar os principais elementos da concepção plutarquiana sobre a diaita. Embora Plutarco manifeste conhecimentos e interesse pela medicina (Tsekourakis 1987, Boulogne 1996), a saúde e a diaita ou mesmo a alimentação, estando ao serviço da mensagem ético-pedagógica, surgem como requisitos essenciais para a vida harmoniosa do homem, na sua relação com a natureza e os outros seres vivos.
  • Entre Atenas e Roma: a retórica identitária de Plutarco
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    Para o debate sobre a identidade no Período Imperial e na Segunda Sofística, as Vidas e os Tratados Morais de Plutarco desempenham um papel fundamental. Por se con centrarem na produção literária personagens de épocas distintas, trata-se de um tema complexo, até pelo facto de as fronteiras entre povos e culturas serem cada vez mais difusas. Como Plutarco (re)define a identidade do cidadão do Império, num espaço alargado de diálogo cultural, feito de diferenças e semelhanças, é o tema do nosso trabalho.
  • Plutarco transmissor da paideia e da politeia: o tratado Ad Principem indoctum
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    Como herdeiro de preceitos éticos, psicológicos e políticos, Plutarco estabelece, frequentemente, paralelos entre Gregos e Romanos, confrontando assim duas culturas, com semelhanças e diferenças, numa synthesis/krasis do mundo grecoromano, com muito signi cado. Baseando-nos em especial no tratado Ad principem indoctum, salientaremos o valor da paideia na atividade politeia. De facto, a paideia pode ser decisiva e diferenciadora na vida de um governante, especialmente num momento em que Roma é a força dominante. O conjunto de valores e princípios que Plutarco desenvolve é, sem dúvida, muito importante para entender as raízes culturais da Europa.
  • A contextualização temática da morte nas biografias de Plutarco: alguns exemplos
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    No género biográfico, a narrativa termina, em geral, com a descrição das circunstâncias da morte do biografado. Como Plutarco, nas Vidas, nem sempre segue este mesmo padrão, propomo-nos identificar as principais formas de conclusão das biografias. Depois, partindo de uma selecção de bíoi suficientemente representativos das diversas tipologias, analisaremos as variações e o sentido que a morte do herói confere à sua caracterização ético-moral.
  • O valor da filosofia e da paideia: a construção moral e retórica de Plutarco
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    As Vidas e os Tratados Morais de Plutarco permitem‑nos estabelecer uma re‑ lação estreita entre paideia e sophia, no âmbito da actividade política. De facto, Plutarco valoriza, no processo de construção do ethos, a formação do indivíduo, pelo facto de a paideia contribuir para a activa participação cívica. Nesse sentido, pretendemos definir as qualidades e a paideia do filósofo e a forma como ele pode auxiliar ou mesmo intervir na politeia, recuperando Plutarco, na argumentação, a memória de filósofos do passado que se distinguiram pela influência que exerceram junto daqueles que detinham o poder. Plutarco, educador da Europa, oferece‑nos um quadro social em que a filosofia, por meio da ética, da paideia e da politeia, se distingue pela sua dinâmica.