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- A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do alunoPublication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, HelderA qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
- Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio
- Causas de sucesso e factores de abandono escolar: o contributo do desportoPublication . Soares, Jorge; Lopes, Helder; Antunes, HélioA comunicação que se apresenta no Colóquio sobre a temática do abandono escolar e os factores de sucesso educativo enquadra-se no projecto apresentado à Fundação para a Ciência e Tecnologia intitulado: Causas de Sucesso e Factores de Abandono Escolar, da autoria da professora Ágata Aranha, da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. Este projecto que integra um grupo de vinte e oito Doutores e investigadores, teve origem no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do qual fazem parte entre outras instituições do ensino superior, a Universidade da Madeira (Departamento de Educação Física e Desporto). O projecto referido, pretende em primeira instância, identificar as causas de sucesso no processo de ensino e de aprendizagem, os factores ou causas de abandono abando no escolar, e em segundo lugar, a influência da prática desportiva dos jovens no sucesso escolar e no abandono prematuro da escola. O estudo pretende inquirir três grupos de participantes: os alunos do 3º ciclo 3º ciclo e do ensino secundários de toda a Região Autónoma da Madeira, os professores dos mesmos níveis de ensino e ainda alunos maiores de 23 anos que regressaram à escola para completarem um determinado nível de escolaridade.
- A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
- Satisfação dos sócios com os serviços prestados pelos ginásios e health clubsPublication . Antunes, H.; Soares, J.; Ascensão, L.; Gomes, P.; Costa, P.A fidelização dos clientes de Ginásios e Health Clubs (GHC) é uma temática que tem vindo a merecer atenção visto que 40 a 65% das pessoas desistem entre os três e os seis meses após o início de atividade (Frota, 2011). Este estudo teve como objetivo identificar a satisfação dos sócios com os serviços prestados, através de um questionário aplicado em 2 GHC da Região Autónoma da Madeira. Participaram 130 sócios dos quais 66 (50,8%) eram do sexo masculino e 64 (49,2%) do sexo feminino, com uma média de idades de 32,9 anos. Para o tratamento dos dados foi realizada estatística descritiva e o Chi-Square test, para comparar os grupos. Os principais resultados indicam que: os sócios estão satisfeitos com os serviços prestados pelos GHC; as modalidades mais praticadas são a musculação e o cardiofitness; as pessoas conhecem os GHC por meio de amigos e familiares; o principal motivo para escolher um GHC é ele estar situado próximo de casa; os sócios estão muito satisfeitos com a simpatia dos professores e horário de funcionamento; a expectativa que os sócios criam noutros GHC não está associada ao grau de satisfação com os diferentes atributos do atual clube.
- O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no alunoPublication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, AndreasA literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
- Association between the Duration of the Active Commuting to and from School, and Cognitive Performance in Urban Portuguese AdolescentsPublication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Correia, Ana Luisa; Lopes, Helder; Sabino, Bebiana; Marques, Adilson; Ihle, Andreas; Gouveia, Élvio Rúbiohis study aimed to analyze the differences between active commuting to school (ACS) and non-ACS in cognitive performance (CP), and the association of ACS duration with CP. This cross-sectional study included 370 adolescents (males n = 170), with a mean age of 15.28 ± 2.25 years. CP was assessed through an interview, and ACS, extracurricular physical activity, and socioeconomic status was assessed by self-report. Body composition was assessed using the FitnessGram test battery. One in two adolescents did ACS (51.6%). ACS was associated with boys (53.9%), younger adolescents (14.91 ± 2.15 vs. 15.69 ± 2.29), those having school social support (55.0%), and those doing one or more extracurricular physical activities (53.6%), compared to non-ACS participants (p < 0.05). The analysis of covariance, after controlling for age, sex, school social support, and participation in extracurricular physical activity, showed an effect of ACS on the total cognitive score (F(2,362) = 3.304, p < 0.05). The CP was higher in adolescents with more than 30 min of ACS than non-ACS (p < 0.05). The influence of ACS duration can be seen in the dimensions of inductive reasoning (ß = 0.134, t = 2.587, p < 0.05) and working memory (ß = 0.130, t = 2.525, p < 0.05). The role of ACS for CP, as well as guidelines for future research, are discussed.
- Contributo das tecnologias na promoção de uma literacia para a saúdePublication . Rodrigues, Ana; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Lopes, HelderO desenvolvimento tecnológico e o acesso as novas tecnologias tem crescido de forma exponencial nas últimas décadas, sendo inegável a sua presença no quotidiano das crianças e jovens. Contudo, a utilização das tecnologias como meio de aquisição e desenvolvimento do conhecimento científico, de competências e de aptidões no contexto escolar é ainda limitado. Com este trabalho pretende-se explorar e refletir sobre as potencialidades das tecnologias, como ferramentas de apoio no desenvolvimento do conhecimento científico, apresentando propostas de trabalho transdisciplinar, com o contributo da Educação Física e a promoção de uma literacia para a saúde. Pretende-se neste contexto, o desenvolvimento dos alunos de forma integrada, portadores de conhecimento científico que permita tomar decisões conscientes numa sociedade em constante muta
- Avaliação de desempenho dos treinadores: práticas e implicações no contexto da gestão dos clubes desportivosPublication . Antunes, Hélio Ricardo Lourenço; Soares, Jorge Alexandre Pereira; Rodrigues, José de Jesus FernandesO estudo tem por objetivo descrever e compreender o processo de avaliação de desempenho dos treinadores de desporto. Especificamente, procura-se aferir se a definição dos objetivos de trabalho, o escalão etário dos atletas, o nível competitivo, a situação contratual e a atribuição de prémios se relacionam com o facto de os treinadores serem ou não avaliados. Pretende-se ainda verificar se existe uma diferenciação dos critérios de avaliação de desempenho em função do nível competitivo em que o treinador atua e do escalão etário dos atletas. A metodologia de investigação foi alicerçada nos paradigmas interpretativo e positivista. Primeiramente, entrevistaram-se os responsáveis pela avaliação de desempenho de nove clubes desportivos da Madeira. Posteriormente, aplicou-se um questionário anónimo a 223 treinadores, sendo que os dados obtidos foram tratados com recurso à análise fatorial, ao teste T-Student, ao teste do Qui-Quadrado e à ANOVA. Os resultados descritivos dos grupos mostram que a avaliação de desempenho é uma prática pouco estruturada e assumida no âmbito gestão dos clubes. Com efeito, apresenta falhas ao nível da definição de instrumentos/critérios de avaliação e do feedback de desempenho. Os resultados da análise inferencial mostram que a definição dos objetivos, a situação contratual dos treinadores e a atribuição de prémios estão positivamente relacionados com a valorização da avaliação de desempenho. Os resultados revelam ainda a inexistência de uma distinção entre os critérios de avaliação dos treinadores que trabalham com atletas de diferentes escalões, à exceção dos resultados desportivos que foram mais valorizados para os treinadores de seniores. É de salientar ainda que foi entre os treinadores de atletas de nível nacional/internacional que se verificou maior valorização de critérios relacionados com a competição, nomeadamente: os resultados desportivos, as competências de planeamento, de formação dos atletas, de liderança e de scouting. Finalmente, deste estudo emerge a necessidade de um ajustamento entre o contexto em que o treinador atua e os critérios de avaliação do desempenho e de novas linhas de investigação, a fim de analisar a influência da avaliação de desempenho na eficiência e eficácia do treinador.
- A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-alunoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Gouveia, ÉlvioUm processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.