Loading...
21 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 21
- Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?Publication . Brazão, José Paulo Gomes
- Dewey no ecrã: a educação e a democracia sob resgatePublication . Brazão, Paulo
- Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crisePublication . Brazão, José Paulo Gomes
- How can the initial teacher training at University of Madeira highlight learning by participation?Publication . Brazão, Paulo; Gouveia, Fernanda
- Evolução curricular em Portugal: relações e tensõesPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Pereira, Maria Gorete
- Mercantilização da educação e hipercapitalismoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino FundamentalPublication . Mendonça, Alice; Brazão, PauloConceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
- O stress na liderança escolar: o caso de dois directores brasileiros - uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratóriaPublication . Bento, António V.; Brazão, José Paulo G.
- Hands on action-research in construction of the teaching profession: a scientific contribution in the initial teacher training of the University of Madeira (UMa)Publication . Gouveia, M. F. B. Pestana; Brazão, P.Action research is more than just a method of searching scientific knowledge in the field of Educational Sciences. It brings together multiple dimensions of educational practice which involves action, observation and contextualized and systematic reflection leading to curricular and organizational development, along with the construction of the teaching profession. Action research aims to find solutions to emerging problems through the creation of curricular strategies that promote pedagogical innovation and improve learning. The Master's degree in Preschool Education and Primary Education at the University of Madeira is based on these assumptions and has a curricular unit named Action Research Project which is implemented in real contexts of Pedagogical Practice in schools. This paper is intended to report the beginning of this reflexive process in an attempt to broaden the discussion of teacher training to new audiences. It is important to examine experiences of the use of action research, starting from the diagnosis of problems, passing through the collection and analysis of data as well as the systematization of processes and knowledge and culminating in the realization of scientific reports.
- A expressão dramática na licenciatura em educação básica na Universidade da Madeira: a dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia críticaPublication . Kot-Kotecki, Ana Maria França; Brazão, José PauloA atividade de expressão dramática na Licenciatura em Educação Básica decorre das vivências socioculturais dos estudantes. Nesta comunicação apresentamos um conjunto de jogos e brincadeiras experienciadas pelos estudantes, refletidas numa dimensão pessoal, criativa e pedagógica, considerando as conceções de currículo enquanto projeto. Estes têm a oportunidade de construírem uma planificação, uma ação e uma avaliação negociada experienciando a criação e transformação de personagens em vários tipos de representação. É neste contexto de cooperação em grupo, de liberdade de expressão e criatividade, que se evidencia o conhecimento de si, o conhecimento do outro bem como a construção de ambientes de aprendizagem promotores de desenvolvimento curricular. Assim a pedagogia crítica emerge na ação dos estudantes, através da participação, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, do sentido democrático, direcionado para a liberdade e dignidade humana.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »