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- A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do alunoPublication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, HelderA qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
- Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação FísicaPublication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no alunoPublication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, AndreasA literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
- Perspetivas de investigação no ensino da educação física: o exemplo do estágio pedagógico do curso de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- Association between the Duration of the Active Commuting to and from School, and Cognitive Performance in Urban Portuguese AdolescentsPublication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Correia, Ana Luisa; Lopes, Helder; Sabino, Bebiana; Marques, Adilson; Ihle, Andreas; Gouveia, Élvio Rúbiohis study aimed to analyze the differences between active commuting to school (ACS) and non-ACS in cognitive performance (CP), and the association of ACS duration with CP. This cross-sectional study included 370 adolescents (males n = 170), with a mean age of 15.28 ± 2.25 years. CP was assessed through an interview, and ACS, extracurricular physical activity, and socioeconomic status was assessed by self-report. Body composition was assessed using the FitnessGram test battery. One in two adolescents did ACS (51.6%). ACS was associated with boys (53.9%), younger adolescents (14.91 ± 2.15 vs. 15.69 ± 2.29), those having school social support (55.0%), and those doing one or more extracurricular physical activities (53.6%), compared to non-ACS participants (p < 0.05). The analysis of covariance, after controlling for age, sex, school social support, and participation in extracurricular physical activity, showed an effect of ACS on the total cognitive score (F(2,362) = 3.304, p < 0.05). The CP was higher in adolescents with more than 30 min of ACS than non-ACS (p < 0.05). The influence of ACS duration can be seen in the dimensions of inductive reasoning (ß = 0.134, t = 2.587, p < 0.05) and working memory (ß = 0.130, t = 2.525, p < 0.05). The role of ACS for CP, as well as guidelines for future research, are discussed.
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- Ensino inclusivo nas aulas de educação física: uma reflexão às práticas pedagógicasPublication . Rodrigues, Ana; Prudente, João; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Gouveia, Elvio; Lopes, HelderA publicação de recente legislação como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, reforça o direito de cada aluno a uma educação assente nas suas potencialidades e necessidades, num contexto de equidade, em que todos devem ter as mesmas oportunidades para explorar os seus limites. Sendo inegável o papel de toda a comunidade educativa na promoção e implementação da inclusão, este trabalho focaliza-se num dos agentes: o professor de Educação Física. Pretende-se assim, equacionar e refletir sobre este docente enquanto promotor de ambientes educativos desafiadores de sucesso, em que se respeita os interesses, a expressão da sua identidade cultural na Educação Inclusiva, bem como inventariar perceções, metodologias e práticas pedagógicas adotadas por estes profissionais no âmbito de uma Educação Inclusiva.
- Contributo das tecnologias na promoção de uma literacia para a saúdePublication . Rodrigues, Ana; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Lopes, HelderO desenvolvimento tecnológico e o acesso as novas tecnologias tem crescido de forma exponencial nas últimas décadas, sendo inegável a sua presença no quotidiano das crianças e jovens. Contudo, a utilização das tecnologias como meio de aquisição e desenvolvimento do conhecimento científico, de competências e de aptidões no contexto escolar é ainda limitado. Com este trabalho pretende-se explorar e refletir sobre as potencialidades das tecnologias, como ferramentas de apoio no desenvolvimento do conhecimento científico, apresentando propostas de trabalho transdisciplinar, com o contributo da Educação Física e a promoção de uma literacia para a saúde. Pretende-se neste contexto, o desenvolvimento dos alunos de forma integrada, portadores de conhecimento científico que permita tomar decisões conscientes numa sociedade em constante muta
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