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- Arte e comunidade: entre a virtualidade e a matéria: uma leitura da "Exposição prolongada à luz"Publication . Valente, Carlosa «ex p o si ç ã o p r o l o n g a d a à l u z » e s t e v e p a t e n t e n o mu s e u d e ar t e Contemporânea do f unchal, em finais de 2010. n ela, três artistas partilharam com o público uma visão particular de comunidade, porque diversa e convergente ao mesmo tempo, acerca da luz como virtualidade que instaura a materialidade da imagem. a través de vestígios e esboços de cinema, vídeo e fotografia, instalados no contexto museológico do «ver», esta exposição é aqui «vista» como um caso particular que conduz ao geral. e ste «geral» não é mais do que a fruição estética, feita de (re)(des) encontros com públicos concretos, virtuais e possíveis.
- As artes plásticas na Madeira (1910-1990): conjunturas, factos e protagonistas do panorama artístico regional no século XXPublication . Valente, António Carlos Jardim
- Do mar à serra: estética e identidade da paisagem madeirense no cinemaPublication . Valente, CarlosNeste estudo, pretendemos reconstituir a pegada histórica da paisagem madeirense no audiovisual, onde se incluem as duas ilhas habitadas do arquipélago, Madeira e Porto Santo. Privilegiamos uma abordagem interdisciplinar partindo de uma perspetiva histórica que analisa, sob um ponto de vista semiótico e estético, a função da paisagem enquanto local de filmagem específico. Esta paisagem, ora invocada como reprodução explícita da realidade fenoménica, em jeito documental, ora como aproveitamento dos espaços naturais para criar um ambiente puramente ficcional, é quase sempre um lugarqualquer abordado de forma não descritiva, ou identitária, na narrativa. Os objetos de estudo compreendem alguns filmes realizados na Madeira, da responsabilidade de equipas de produção locais ou externas, e de artistas plásticos atuando no contexto audiovisual. Mais concretamente, foram selecionados alguns filmes de ficção e outros de carácter mais experimental, distribuídos temporalmente ao longo do século XX e XXI, e divididos em dois grandes conjuntos aos quais denominamos: “filmes de rocha e água” e “filmes de montanha e nevoeiro”. O objetivo central é indagar de que modo(s) cada conjunto explora estratégias formais, linhas estéticas e dispositivos de encenação para criar uma representação específica da paisagem, em modo cinemático.
- IV Encontro Internacional de Cinema & Território: uma visão panorâmicaPublication . Valente, Carlos
- Educação estética e ensino da estética: distâncias e cruzamentosPublication . Valente, CarlosEsta comunicação pretende con frontar a educação estética, enquanto concei to difuso e integrado no ensino artístico, com o ensino mais específico da estética, enquanto área pedagógica autónoma. Esta problemáti ca impulsiona o necessário mapeamento da formação superior nesta área, que é objeto da nossa investigação, e a qual pretende conhe cer a realidade fenomenológica das discipli nas de estética, e afins, em Portugal.
- Narrativas da educação estética–num algures globalPublication . Valente, CarlosEste artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo.
- Para uma teoria da imagem cinemáticaPublication . Valente, António Carlos Jardim; Sardinha, Maria Idalina Ferreira Pereira
- The girl chewing gum de John Smith: documento e ficçãoPublication . Valente, CarlosEste artigo analisa a curta-metragem The Girl Chewing Gum (John Smith, 1976) posicionando-a no contexto da vertente experimental que lhe está na origem, associada ao cinema estrutural. O filme constitui, em primeiro lugar, um documento do olhar do realizador perante a realidade do banal dia-a-dia, mas é muito mais do que isso porque a voz-off que o realizador coloca sobre os planos filmados altera de forma disruptiva o material pro-fílmico. O “território” do cinema é, portanto, desconstruído de modo irónico e radical. Em que medida a imagem, enquanto documento do real, é transfigurada e “ficcionada” pelo olhar (e pela voz) do realizador? Todo o cinema o faz, certamente, mas John Smith põe a nu este “território” específico do cinema, numa atitude reflexiva e desconstrutora que leva o espectador de volta à pergunta mais antiga e essencial: o que é o cinema?
- Filmes de rocha, água e solidão: estéticas da paisagem madeirensePublication . Valente, CarlosEste texto pretende debater a potencialidade expressiva da paisagem insular enquanto objeto fílmico. A geografia madeirense, aqui desdobrada em dois filmes, pressupõe uma insularidade balizada pela linha costeira, onde a terra se submerge e predomina a vastidão do mar. O objeto desta análise reside na comparação de duas obras audiovisuais realizadas no arquipélago da Madeira, separadas por quase cinquenta anos: um filme de longa-metragem, rodado no Porto Santo, e uma curta-metragem em vídeo, rodada na Madeira. Em ambos encontramos uma paisagem demarcada pela fluidez oceânica. E em ambos se desenvolve a narrativa do naufrágio: consumado num dos filmes e eminente no outro. Para contextualizar esta comparação, será abordada também a potencialidade documental, narrativa simbólica da imagem em movimento, e em particular dos filmes que exploram o conceito de ilha distante e solitária, sob um ponto de vista fenomenológico.