Loading...
17 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 17
- Contributos da epistemologia sistémica na investigação com famíliasPublication . Sotero, L.; Vilaça, M.; Cunha, D.; Areia, N.; Portugal, A.Considerando a importância dos estudos científicos com famílias e o crescente interesse dos investigadores por esta temática, tanto nas ciências psicológicas como noutras (e.g., educação), esta reflexão foca a utilização de uma abordagem teórica e metodológica, fundamentada na epistemologia sistémica, no desenvolvimento da investigação com famílias. Para o efeito, apresentam-se exemplos de diferentes investigações, baseadas nesta epistemologia, e evidenciam-se as diferenças entre o paradigma “tradicional” (e.g., Descartes) e o paradigma sistémico: simplicidade versus complexidade; estabilidade versus instabilidade; objetividade versus intersubjetividade. Pensar e investigar sistemicamente as famílias implica: cruzar fontes e níveis de informação, focar a análise na relação, contextualizar social, cultural e historicamente, considerar o fator tempo e a perspetiva longitudinal, e, finalmente, recorrer à triangulação metodológica. Resumindo, estudar as famílias, através de uma perspetiva sistémica, requer uma atitude de contextualização e de reconhecimento da causalidade recursiva, o que pode ser favorecido pela combinação de diferentes estratégias e instrumentos metodológicos.
- Preferred interpersonal distances: a global comparisonPublication . Sorokowska, Agnieszka; Sorokowski, Piotr; Hilpert, Peter; Cantarero, Katarzyna; Frackowiak, Tomasz; Ahmadi, Khodabakhsh; Alghraibeh, Ahmad M.; Aryeetey, Richmond; Bertoni, Anna; Bettache, Karim; Blumen, Sheyla; Błażejewska, Marta; Bortolini, Tiago; Butovskaya, Marina; Castro, Felipe Nalon; Cetinkaya, Hakan; Cunha, Diana; David, Daniel; David, Oana A.; Dileym, Fahd A.; Domínguez Espinosa, Alejandra del Carmen; Donato, Silvia; Dronova, Daria; Dural, Seda; Fialová, Jitka; Fisher, Maryanne; Gulbetekin, Evrim; Hamamcıoğlu Akkaya, Aslıhan; Hromatko, Ivana; Iafrate, Raffaella; Iesyp, Mariana; James, Bawo; Jaranovic, Jelena; Jiang, Feng; Kimamo, Charles Obadiah; Kjelvik, Grete; Koç, Fırat; Laar, Amos; de Araújo Lopes, Fívia; Macbeth, Guillermo; Marcano, Nicole M.; Martinez, Rocio; Mesko, Norbert; Molodovskaya, Natalya; Moradi, Khadijeh; Motahari, Zahrasadat; Mühlhauser, Alexandra; Natividade, Jean Carlos; Ntayi, Joseph; Oberzaucher, Elisabeth; Ojedokun, Oluyinka; Omar-Fauzee, Mohd Sofian Bin; Onyishi, Ike E.; Paluszak, Anna; Portugal, Alda; Razumiejczyk, Eugenia; Realo, Anu; Relvas, Ana Paula; Rivas, Maria; Rizwan, Muhammad; Salkičević, Svjetlana; Sarmány-Schuller, Ivan; Schmehl, Susanne; Senyk, Oksana; Sinding, Charlotte; Stamkou, Eftychia; Stoyanova, Stanislava; Šukolová, Denisa; Sutresna, Nina; Tadinac, Meri; Teras, Andero; Tinoco Ponciano, Edna Lúcia; Tripathi, Ritu; Tripathi, Nachiketa; Tripathi, Mamta; Uhryn, Olja; Yamamoto, Maria Emília; Yoo, Gyesook; Pierce, John D.Human spatial behavior has been the focus of hundreds of previous research studies. However, the conclusions and generalizability of previous studies on interpersonal distance preferences were limited by some important methodological and sampling issues. The objective of the present study was to compare preferred interpersonal distances across the world and to overcome the problems observed in previous studies. We present an extensive analysis of interpersonal distances over a large data set (N = 8,943 participants from 42 countries). We attempted to relate the preferred social, personal, and intimate distances observed in each country to a set of individual characteristics of the participants, and some attributes of their cultures. Our study indicates that individual characteristics (age and gender) influence interpersonal space preferences and that some variation in results can be explained by temperature in a given region. We also present objective values of preferred interpersonal distances in different regions, which might be used as a reference data point in future studies.
- O papel da comunicação no exercício da parentalidade: desafios e especificidadesPublication . Alberto, Isabel; Portugal, AldaO presente artigo tem como objectivo reflectir sobre o papel da comunicação no exercício da parentalidade, atendendo aos desafios, especificidades e transversali dades familiares. A literatura teórica destaca a efectividade desta relação, surgindo o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana (Watzlawick, Beavin, & Jackson, 1967/1993) como importante suporte para a compreensão da interacção entre estes dois conceitos. Em termos empíricos, verifica-se a existência de diversos estudos sobre a relação da comunicação parento-filial com outras variáveis, nomeadamente, o sexo de progenitores e filhos, a etapa do ciclo vital da família e a tipologia/com posição familiar. Desta forma, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre uma dimensão da parentalidade tão influente, como é a comunicação, para o bem-estar relacional entre pais e filhos.
- Facebook addiction and emerging adults: the influence of sociodemographic variables, family communication, and differentiation of selfPublication . Sotero, Luciana; Ferreira da Veiga, Gustavo; Carreira, Daniela; Portugal, Alda; Relvas, Ana P.The growing use of social networking sites places them among the most popular online activities. In particular, Facebook is gaining increasing numbers of users. For some individuals, such activity can develop into addictive online behaviour. The main objective of this study was to assess the influence of sociodemographic (e.g., gender, age), indi vidual (e.g., differentiation of self), and family (e.g., family communication) factors on Facebook addiction in Portu guese emerging adults aged between 18 and 30 years. The study included 403 participants, who followed a protocol in which several instruments were administered (e.g., COMPA, BSI, DSI-R, and BFAS). The results showed higher Face book use and a higher risk of addiction in individuals with the following characteristics: (1) female gender; (2) aged between 24 and 30 years; (3) lower differentiation of self; (4) physically or emotionally distanced from significant others (emotional cut-off); and (5) negative communication patterns with their parents. An association was also found between other psychopathological indicators (e.g., depression, anxiety, and interpersonal sensitivity) and Facebook use. Thus, the present study contributes to the field of research on online addictions and has implications for prevention and clinical intervention.
- Emerging adults and Facebook use: the validation of the Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS)Publication . Veiga, Gustavo Ferreira da; Sotero, Luciana; Pontes, Halley M.; Cunha, Diana; Portugal, Alda; Relvas, Ana P.Based on the six key components of addiction, the Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) is a widely used instrument to assess Facebook addiction. This study aimed to conduct a psychometric validation in a Portuguese sample of emerging adults (ages 18 to 29 years). The construct validity analyses confirmed the one-factor solution and a statistically significant association found between Facebook addiction and Preference for Online Social Interaction, measured by the Generalized Problematic Internet Use Scale 2, warranted the scale criterion validity. Internal consistency was scrutinized using Cronbach’s α (α = .87) and stability measured by test-retest (r = .94). Associations between BFAS scores and Brief Symptom Inventory dimensions scores (e.g., interpersonal sensitivity, depression, anxiety) and the GPIUS2 subscale, deficient self-regulation, scores were evaluated. A subsample with higher levels of addiction was analyzed. In summary, the results of the present study support the use of the Portuguese version of the BFAS in both research and clinical milieus. Further implica tions for research and practice were considered.
- A bailar é que a gente se entende: o papel da comunicação nas coreografias da parentalidadePublication . Portugal, Alda; Alberto, Isabel; Beja, Maria João; Sotero, Luciana; Fonseca, Gabriela; Carvalho, Joana; Areia, Neide; Relvas, Ana PaulaA comunicação parento-filial representa uma dimensão essencial do exercício da parentalidade. Apesar de muitas famílias procurarem intervenção psicoterapêutica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunicação, o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana postula que é impossível não comunicar e, por esse motivo, comunicação e comportamento são sinónimos aquando da significação que se faz das relações familiares. Como uma dança (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto metáfora), a comunicação parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada família e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras funções e tarefas, também o exercício da parentalidade se altera à medida que o ciclo vital da família evolui e, nesse sentido, os padrões de comunicação estabelecidos também se modelam, apresentando especificidades distintas em famílias com filhos em idade escolar e famílias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio teórico reavivar os contributos do Modelo da Pragmática da Comunicação Humana para as relações familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracterização dos padrões comunicacionais entre pais e filhos de famílias portuguesas.
- Primeiros socorros psicológicos: intervenção psicológica na catástrofePublication . Beja, Maria João; Portugal, Alda; Câmara, Joana; Berenguer, Cláudia; Rebolo, Ana; Crawford, Carlota; Gonçalves, DinisCatastrophes can be defined as traumatic incidents conducting to major life, health and or material losses, affecting many individuals. The increasing occurrence and magnitude of these incidents led to the consciousness of its impact on psychological functioning and mental health have promoted the development of structured and organized interventions. Psychological First Aid joints several principles and guidelines in an early catastrophe intervention intending the promotion of emotional and psychological stability in individuals affected by critical incidents. This article intends to contribute to the theoretical systematization in an emerging study field in Portugal.
- Caracterização da comunicação entre progenitores e filhos em idade escolar: estudo com uma amostra portuguesaPublication . Portugal, Alda Marques; Alberto, Isabel Marques- A comunicação parento-filial é uma dimensão central do exercício da parentalidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar as percepções de 467 progenitores e 329 crianças (entre 7 e 11 anos) sobre a comunicação parento filial, através da Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA). Os testes t de Student, ANOVA e correlação de Pearson revelaram alguns resultados estatisticamente significativos: destaque positivo de mães/filhas na comunicação, relação positiva entre dimensões metacomunicação e partilha/confiança da intimidade por parte das crianças, e influência das variáveis sociodemográficas (níveis socioeconómico e de escolaridade baixos, contexto rural) sobre a comunicação. De uma forma geral, os resultados sugerem a necessidade de dar atenção às relações parento-filiais em contextos escolares e socioeconómicos desfavorecidos.
- Escala de avaliação da comunicação na parentalidade (COMPA): desenvolvimento e validação de uma medida da comunicação parento-filialPublication . Portugal, Alda Patricia Marques; Alberto, Isabel Maria MarquesNeste trabalho foram apresentadas as características psicométricas das versões da Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA): versão paren tal, versão adolescentes (12-16 anos) e versão crianças (7-11 anos). Este instrumento tem por objetivo avaliar as perceções de progenitores e filhos sobre a comuni cação que mantêm. O estudo foi realizado com uma amostra de 803 progenitores e 619 filhos da população portuguesa. Os resultados da análise de componentes principais revelaram uma estrutura de cinco fatores para a versão parental (expressão afetiva/suporte emocional, α: .821; disponibilidade parental para a comunicação,α: .732; metacomunicação, α: .725; partilha/confiança de progenitores para filhos, α: .753; partilha/confiança de filhos para progenitores, α: .615) e versão adolescentes (disponibilidade parental para a comunicação,α:.865; partilha/confiança de filhos para progenitores, α: .873; expressão afetiva/suporte emocional, α: .838; metaco municação, α: .805; padrões negativos de comunicação, α: .650) e de dois fatores para a versão das crianças (disponibilidade parental para a comunicação,α: .842; expressão afetiva/suporte emocional, α: .784). Esta es trutura fatorial exploratória foi confirmada pela análise de equações estruturais. Os níveis de consistência interna revelaram-se bons para fins de investigação e clínicos.
- Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionaisPublication . Portugal, Alda; Melim, MarceloCriado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar.