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  • A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
    Publication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, Cláudia
    Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.
  • O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativa
    Publication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, Cláudia
    Os programas psicoeducativos surgem, nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, verificando-se uma demanda crescente de propostas baseadas na evidência. Na avaliação destes programas assiste-se porém a alguma insatisfação com a metodologia quantitativa, sobretudo, quando não permite perceber profundamente os processos de mudança. O objetivo deste trabalho é ilustrar o contributo da metodologia qualitativa à investigação desenvolvida, através da apresentação de três processos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Apresentam-se os resultados alcançados em estudos realizados e discute-se a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da intervenção psicoeducativa.
  • Parenting during the COVID-19 lockdown in Portugal: changes in daily routines, co-parenting relationships, emotional experiences, and support networks
    Publication . Antunes, Ana P.; Martins, Silvana; Magalhães, Laura; Almeida, Ana T.
    The COVID-19 pandemic challenged parental resources pertinent to coping with lockdowns. The main objective of this work was to study parenting during the COVID-19 lockdown. Specifically at focus were parental behaviors concerning key domains for the family (daily routine, co-parenting, emotional experience, and support network) and changes related to the pandemic and associated with the parents’ employment statuses. An online survey was carried out through an ad hoc questionnaire where participants completed questions about their sociodemographic data and rated how much their family routines, their co-parenting relationship, their emotional experiences, and the support available in the family network varied on a 5-point scale. The participants included 1384 parents, of which 286 responded to open questions regarding impactful experiences during the lockdown. The results showed differences in daily routine, co-parenting, emotional experience, and support network according to the parents’ employment statuses. Between-group comparisons showed that at-home parents caring for children with governmental aids generally revealed more positive parenting behavior changes, while at-home parents who were teleworking reported more difficulties in parent-child activities and co-parenting. Furthermore, the content analysis of the data confirmed how important themes such as family dynamics, professional activities, and the relationship with the school community were throughout the participants’ accounts of gains and losses. Overall, parents’ employment statuses are associated with diverse experiences during lockdown. The COVID-19 pandemic highlighted the importance of family resources and parental resilience, particularly during circumstances jeopardizing the ever-sensitive work-family balance.
  • Mudanças na parentalidade em tempos de COVID-19: um estudo com pais e mães em Portugal
    Publication . Antunes, Ana P.; Martins, Silvana; Almeida, Ana T.
    A situação de pandemia mundial devido à COVID-19 teve implicações diversas na vida das famílias. Em Portugal, após ter sido decretado o primeiro confinamento geral em março de 2020, as interações e as vivências diárias de adultos e crianças dominaram o espaço de habitação. Dessa forma, também o exercício da parentalidade se confrontou com novas dinâmicas e exigências. O objetivo deste estudo é perceber como é que a experiência do confinamento foi associada a mudanças em que o funcionamento familiar depende em grande medida do modo como é exercida a parentalidade. Os participantes foram 1384 pais ou cuidadores (89.9% mães) que viviam com pelo menos um filho com menos de 18 anos, tendo participado de forma voluntária e consentida, respondendo ao convite partilhado nas redes sociais (e.g., Facebook, WhatsApp). Responderam no inquérito online, formado por 5 escalas relativas às rotinas diárias, à coparentalidade, à comunicação e regulação emocional, às redes de suporte social e ao humor, indicando o grau das mudanças no funcionamento familiar associadas ao exercício da parentalidade durante o tempo em confinamento. A partir do controlo do efeito das variáveis etapa do ciclo vital e a condição laboral, os resultados (Two-Way Manova) evidenciam mudanças no exercício da parentalidade. A etapa do ciclo e a condição do teletrabalho parecem surtir efeitos na disciplina positiva, no envolvimento familiar, no papel parental, na aliança parental e no acordo entre cônjuges, na tensão e sensibilidade emocional, bem como na perceção de apoio da rede informal. Salienta-se o papel das capacidades parentais e da parentalidade positiva como recursos de proteção necessários à estabilidade e ajustamento da criança e ao bem-estar da família.
  • O cinema português durante a Primeira Guerra Mundial
    Publication . Almeida, Ana Paula
    A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um palco privilegiado para experienciar o poder da propaganda em contexto de guerra. Os diferentes Estados intervenientes na Grande Guerra depressa perceberam a importância da propaganda, usando cartazes como meio de justificação do seu envolvimento no Conflito, no recrutamento de homens e forma de sustentar a campanha militar. A propaganda servia para convencer a opinião pública da necessidade da Guerra, uma vez que se tratava de uma luta pela liberdade. O objetivo desta comunicação é analisar qual o contributo do cinema nesta propaganda de guerra e qual o papel dos Serviços Cinematográficos do Exército, em 1917, aquando da entrada oficial de Portugal na Primeira Grande Guerra.
  • Lugares e pessoas do cinema na Madeira: apontamento para a história do cinema na Madeira de 1897 a 1930
    Publication . Almeida, Ana Paula Teixeira de; Carita, Rui; Valente, Carlos
    O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em “Arte e Património, no Contemporâneo e Actual”. O assunto tratado é a história do cinema na Madeira, desde o seu aparecimento até ao final da década de vinte do século XX. A principal fonte usada foi a imprensa regional, uma vez que existem poucos estudos sobre o tema. Esta foi estudada entre Março de 1895 e Dezembro de 1930. Dada a extensão temporal estudada e alguns problemas técnicos (envio para microfilmagem, de algumas publicações, em Lisboa), a análise não foi tão exaustiva quanto o pretendido. Os jornais foram seleccionados de forma aleatória e de acordo com a sua disponibilidade no Arquivo Regional da Madeira. No primeiro capítulo faz-se um enquadramento histórico do assunto a estudar, onde se caracteriza a época e se analisa os primórdios do cinema de forma geral na Europa e em Portugal e, de modo mais específico, na Madeira. O segundo capítulo é relativo à exibição de filmes na Ilha, sendo esta análise efectuada para as décadas em estudo. O terceiro capítulo trata a produção cinematográfica na Madeira, onde são referidos os principais nomes de realizadores e/ou produtores locais e se apresenta uma listagem de filmes realizados e/ou produzidos por madeirenses ou filmados na Região.
  • Educação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusiva
    Publication . Antunes, Ana Pereira; Xavier, Joana; Almeida, Ana Tomás
    Neste trabalho avaliamos a eficácia do programa de educação parental Grupo Laços de Inclusão, implementado numa associação de arte inclusiva. Participaram no estudo 11 pais (três pais e oito mães) de crianças/jovens (nove com necessidades especiais e dois sem necessidades especiais) que frequentavam um grupo de dança inclusiva na Região Autónoma da Madeira (Portugal). Realizou-se uma avaliação pré-teste e pós- -teste, cujos resultados parecem apontar para uma diminuição das perceções do stress global dos participantes, da exigência associada à interação com a criança e do nível de saúde dos pais que poderá interferir na relação com os filhos. Apesar de os resultad os serem promissores nestas dimensões, são apresentadas algumas reflexões e limitações a ter em conta em futuras intervenções de educação parental.
  • Promoção da parentalidade positiva: estudo exploratório sobre a aplicação de um programa em contexto escolar
    Publication . Faria, Catarina; Camacho, Isabel Melim; Antunes, Ana P.; Almeida, Ana Tomás de