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- Complex auditory musical hallucinations with ambivalent feelingsPublication . Canas-Simião, Hugo; Nascimento, Sandra Teles; Reis, João; Freitas, CarinaA 78-year-old woman with hypertension, diabetes mellitus type 2 and bilateral sensorineural hearing loss was referenced to geriatric psychiatry consultation. She presented cognitive dysfunction, erotomanic delusion and complex musical hallucinations (MH), described as hearing her neighbour singing a familiar church song along with bells in the background, making comments and talking to her. A computed tomography (CT) of the brain detected small right nucleocapsular and bilateral external capsules hypodensities of presumed vascular aetiology during hospitalisation. MH are a rare phenomenon with heterogeneous aetiology. Most frequently, the cause is hearing impairment; other causes include social isolation, cognitive dysfunction, vascular risk factors and medication. Studies suggest that some brain areas related to musical memory circuitry might be related and not fully mapped. Auditory verbal hallucinations with a voice that either comments, talks or sings to the patient have never been described in the literature, making this clinical case attractive.
- Interligação de microrredes híbridas com um conversor multinívelPublication . Pita, Duarte da Silva; Barros, João Dionísio SimõesNos tempos atuais a eficiência energética e a coordenação inteligente dos recursos da rede são tópicos de maior importância. As microrredes híbridas apresentam-se como uma solução interessante para a integração coordenada de fontes de geração e cargas DC ou AC nos barramentos DC ou AC respetivamente. Isto permite eliminar algumas etapas de conversão que tradicionalmente existem nas redes AC, aumentando assim a eficiência energética. Neste trabalho utilizou-se um conversor multinível para interligar uma microrrede AC a uma microrrede DC. O conversor de interligação é capaz de realizar o controlo das correntes AC, da tensão DC ou da tensão AC, dependendo dos cenários de funcionamento da microrrede híbrida. As correntes AC do conversor foram controladas através das técnicas de controlo por modo de deslizamento (MD) e modulação por largura de impulsos (PWM), partindo dos modelos das variáveis de estado do conversor. As tensões das microrredes AC e DC foram controladas utilizando malhas externas com controladores PI (Proporcional-Integral). O conversor de interligação foi simulado na plataforma MATLAB/Simulink nos três cenários de funcionamento. Os resultados de simulação foram posteriormente confirmados em laboratório através de um protótipo de baixa potência. Os resultados obtidos demonstraram uma resposta dinâmica rápida das correntes AC em ambos os métodos de controlo, com a técnica PWM a apresentar harmónicas mais reduzidas. O controlo de tensão da microrrede DC foi bem efetuado e permitiu reagir adequadamente a mudanças de referência e ao aumento do consumo da microrrede DC. No caso em que existe geração local o conversor foi capaz de realizar o equilíbrio entre a potência produzida e a potência consumida, transferindo o excesso de potência para a microrrede AC. O controlo de tensão da microrrede AC, permitiu regular de forma adequada as tensões trifásicas e reagir a mudanças de referência e variações do consumo.
- Web-based interface for environmental niche modellingPublication . Freitas, José Rúben Silva; Radeta, Marko; Quintal, FilipeMarine species are subject to anthropogenic impacts, such as noise pollution, marine litter, and direct impact collisions. While there are efforts in the marine community and crowd-sourcing to report the occurrence of marine species, not enough projects explore the prediction of where such animals may be. This dissertation analyzes the state of the art in species distribution model ing (SDM) systems, capable of reporting and predicting marine biodiversity. The proposal implements the algorithms for predicting species through publicly avail able repositories of data, provides means to ease the upload and management of occurrence points as well as methods for prediction analysis. A web-based user interface is proposed using Ecological Niche Modelling (ENM) as an automated alerting mechanism towards ecological awareness. Performed user studies evaluate marine biodiversity concerns from fisherman and whale-watching sea-vessels, assessing attitudes, threats, values, and motiva tion of both samples. Further, biologists and experts on ENMs will evaluate the workflow and interface, reviewing the proposal’s potential to enable ecologists to create solutions for their custom problems using simple protocols without the need for any third-party entities and extensive knowledge in programming.
- Impacto da metodologia Thinkspace nas práticas educativas em contextos não formaisPublication . Jesus, Jéssica Sofia Teixeira de; Pereira, DoraA metodologia Thinkspace tem como finalidade o desenvolvimento de um espaço de reflexão critica e compreensão entre profissionais com competências educacionais com o principal intuito de fornecer às crianças/jovens um ambiente educacional securizante, tendo na sua base a teoria da vinculação. A presente investigação procura avaliar esta metodologia e o seu impacto nas práticas educativas em contexto não formal, junto de profissionais que atuam com crianças/jovens que ostentam comportamentos desafiantes. A amostra foi constituída por 13 técnicas dos Centros Comunitários da Região Autónoma da Madeira. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos, da Escala de Relacionamento Aluno-Professor, do Inventário de Autoavaliação de competências de contenção e apoio emocional, do Inventário do Comportamento da Criança para Professores, do Questionário de Avaliação da Formação e foi desenvolvido um Focus group acerca da avaliação da metodologia. Os dados foram recolhidos via online e presencialmente. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia Thinkspace esta associada a alteração de práticas educativas dos profissionais e a uma diminuição dos comportamentos percebidos como desafiantes, pelo que pode vir a ser uma ferramenta útil para auxiliar os profissionais que desenvolvem a sua prática em contextos educativos não formais.
- Os estilos parentais no bem-estar dos estudantes do ensino superiorPublication . Quintal, Mónica Soraia Freitas; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesDe acordo com a literatura, a qualidade dos cuidados parentais é definida como a variável de maior relevância para o comportamento e desenvolvimento humano (Sroufe, 2002). As investigações realizadas têm demonstrado a existência de importantes associações, entre os estilos parentais e os alunos do ensino superior, em diversas áreas, nomeadamente no desempenho académico, psicopatologia e bem-estar (Canavarro & Pereira, 2007). Neste estudo, pretende-se analisar o impacto dos estilos parentais no bem-estar dos estudantes universitários. A amostra é constituída por 279 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos. Os instrumentos utilizados, foram o Questionário Complementar sobre os Estilos Parentais-Perceção dos filhos, tendo este sido construído para o efeito; a Escala de Bem estar Experiencial, desenvolvida por Pocinho e Garcês (2019) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, adaptada por Pais-Ribeiro et al. (2004). Os resultados alcançados, permitiram responder ao principal objetivo da investigação, verificando-se assim, que os estilos parentais correlacionam-se de forma significativa com o bem-estar dos alunos do ensino superior. Mais concretamente, a perceção de um estilo parental democrático, relaciona-se positivamente com o bem-estar, enquanto a perceção dos estilos parentais autoritários e permissivos, resultam num nível inferior de bem-estar na amostra. Os resultados levam a concluir a importância que as atitudes e práticas educativas têm no desenvolvimento do indivíduo e a necessidade de serem adotadas práticas parentais mais conscientes e positivas que potencializem o bem-estar.
- Donald Trump’s pragmalinguistic strategies in Twitter before and during the COVID-19 crisis: a corpus driven approachPublication . Jasmins, Diogo César Henriques; Sousa, Alcina Maria Pereira de; Ivanova, AnnaCOVID-19 is one of the most remarkable worldwide crises of the latest decade with 33 million cases in the US as of the 1 st of July 2021. In these difficult times citizens seem to have looked up to their leaders for guidance and support (Wood & Owens & Durham, 2005) as largely represented in the media (i.e., print press, online press and social media) whose study is nevertheless beyond the scope of full coverage and analysis in this dissertation. Rather interesting for this case study is the scrutiny of the way Donald Trump, the running President of the USA at the moment COVID-19 hit the country, interacted online and established the virtual rapport with interlocutors (Walther, 1992; Crystal, 2006; Greengard, 2009; Murthy, 2013; Baym, 2015 & Burgess & Baym, 2020) given his reported multiple ways of communicating globally with a focus on the COVID pandemic in the United States. The analysis of online Twitter corpora selected from Trump’s Twitter in two periods (5 months prior and after COVID mentions in Trump’s Twitter) makes it possible to look at the way Twitter messages were encoded, particularly evidenced in indexical expressions (i.e., personal pronoun reference) and the cooperative principle, both objects of scrutiny in this piece of research. More than the linguistic choices, or possible colligations and collocations to be associated with the lexeme COVID (via corpus linguistics and a discourse-based approach, following Baker, 2006; Biber, Conrad and Reppen ,1998; as well as corpus pragmatics, in the line of Romero-Trillo, 2017), this exploratory research study of interdisciplinary kind intends to disclose relevant pragmalinguistic strategies (Sousa & Ivanova, 2012) evidenced in tweet exchanges between a leading politician in the global scenario and internet users (Mirzaeian, 2020). This dissertation brings to the fore and discussesstrategies likely to strengthen or deepen the gap among interlocutors.
- Seal Appeal: uma produção audiovisual de animação em 3D para a conscientização sobre a poluição do oceano, modelação 3D e captura de movimentoPublication . Santos, Ana Laura Relva; Bermudez i Badia, Sergi; Pascual Galbis, PauDesde o final do século XX, as técnicas de animação têm sido amplamente utilizadas em produções, anúncios, filmes, publicidade, efeitos visuais e assim por diante, e se tornaram uma parte indispensá vel do cinema e da televisão. O rápido crescimento da tecnologia e seu impacto em toda a indústria de produção permitiu que as técnicas de animação geradas por computador se tornassem variadas e generalizadas. As técnicas de animação por computador não só economizam trabalho e dinheiro, mas também dão ao produtor a opção de aplicar a técnica em duas dimensões (2D) ou tridimensio nais (3D), dependendo do período de tempo, cenário e conteúdos dados. Existe uma vasta gama de softwares e hardwares disponível tanto para a produção de uma animação 3D como para a captura de movimento, com valores bastante acessíveis ou até mesmo gratuitos que torna a criação pessoal de uma animação tridimensional possível. Assim, neste projeto foi encontrada uma solução acessível para a produção de uma curta-metragem de animação em 3D com o objetivo de conscientizar o pú blico em geral para o problema da poluição do oceano. Foi seguida uma metodologia própria para a realização deste projeto dividida em três fases tais como pré-produção - constituída por idealização, criação de um guião, de um storboard e finalmente, design dos conceitos visuais; produção - onde foi realizada toda a modelação, texturização, rigging e animação; e por último, pós-produção - constituí- da por edição de vídeo, áudio e efeitos visuais 2D. Desde modo, o resultado final do projeto foi uma curta-metragem de animação 3D criada com o uso de ferramentas acessíveis.
- Aprendizagem dos lugares geométricos por alunos de 9º ano num cenário de aprendizagem com robôsPublication . Santos, Cátia Patrícia Nunes dos; Martins, Sónia Matilde Pinto CorreiaA presente investigação teve como objetivo compreender os contributos do uso de um robô, sendo ele o modelo EV3 da LEGO, para a aprendizagem dos lugares geométricos por alunos do 9.º ano de escolaridade, através de uma aprendizagem matemática mediada por problemas. Para este estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa de caracter interpretativo. A recolha de dados para a elaboração deste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi obtida de diversas fontes como registo de foto e vídeo, notas do diário de campo, recolha das resoluções dos problemas por parte dos estudantes e aplicação de um questionário. Os resultados desta investigação demonstraram que o robô contribuiu para a interpretação dos enunciados dos problemas e para a sua resolução. O cenário de aprendizagem implementado, assente em problemas com contextos reais, permitiu que os alunos se envolvessem mais nesta atividade, fazendo com que observassem o conteúdo matemático de uma forma significativa. A natureza das atividades desenvolvidas no cenário de aprendizagem permitiu aos alunos experienciarem um novo posicionamento na aula de matemática, contribuindo para o desenvolvimento de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
- Projeto de estruturas em vidroPublication . Andrade, Joana Maria Nóbrega; Santos, José Manuel Martins Neto dosNos dias de hoje começam a surgir nos mais diversos tipos de construções alguns casos de aplicação de vidro em que toma uma função estrutural. Embora a sua aplicação atualmente não seja tão extensiva, acredita-se que isso se deva ao facto de ser um material que apresenta alguma fragilidade, e a investigação desenvolvida e as normas disponíveis são ainda escassas, comparativamente aos materiais de construção mais correntes, como o betão e o aço. O vidro é um material isotrópico, possui um comportamento elástico, é resistente quando se encontra no estado sólido, mas é extremamente frágil, tal como já mencionado. Pode ser transparente, translúcido ou brilhante, dependendo das quantidades dos seus constituintes básicos. Neste sentido, nesta dissertação apresenta-se o material propriamente dito, em termos das suas propriedades químicas, físicas, mecânicas e térmicas. Acrescenta-se ainda, os diversos tipos de vidros que é possível encontrar no mercado, bem como os sistemas de fixação utilizados nas suas aplicações. É possível aferir que embora a aplicação do vidro com função estrutural não seja tão extensiva, existem alguns exemplos de aplicação no estrangeiro, em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira. O vidro é um material que tem vindo a ser estudado nas últimas décadas como um material a ser aplicado na construção com função estrutural. Como tal, nesta dissertação são apresentados alguns dos resultados obtidos em diversos estudos. Além disso, são abordadas algumas normas destinadas ao dimensionamento de elementos em vidro, nomeadamente EN 16612 e CNR-DT 210. Posteriormente, são propostos tabelas e gráficos de pré-dimensionamento que visam auxiliar a escolha, em termos de espessuras e dimensões de elementos estruturais, como vigas, pilares, glass fins, painéis aplicados em pavimentos, coberturas e fachadas. Por fim, procede-se à aplicação das tabelas e gráficos mencionados anteriormente a um caso de estudo. Este consiste numa estrutura totalmente em vidro, com dois pisos, onde os elementos estruturais (vigas, pilares, glass fins, pisos e fachadas) são dimensionados de acordo com as normas adotadas para o estudo.
- Avaliação da eficácia de um programa de promoção do bem-estar para docentesPublication . Freitas, Cláudia Vanessa Garcês de; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesO bem-estar possibilita que os docentes lidem com as exigências e dificuldades profissionais, superando-as e melhorando o seu desempenho (Jesus, 2002). Neste estudo quasi experimental com metodologia mista, pretende-se avaliar a eficácia de um programa de promoção do bem-estar docente. A amostra é constituída por 36 participantes, com idades entre os 29 e os 63 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico, a Escala PERMA Profiler (Kern & Butler, 2016), a Escala do Bem-Estar Experiencial (Pocinho & Garcês, 2019), a Escala de Personalidade Criativa – Forma Curta (Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu & Tobal, 2020), a Escala de Resiliência – “Measuring State Resilience (Martins, 2005), a Escala de Otimismo (Oliveira, 1998), a Escala de Espiritualidade (Pinto & Ribeiro, 2007) e a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). Estes instrumentos foram aplicados em dois momentos distintos (pré e pós-teste) e utilizaram-se outras fontes de informação para realizar a análise qualitativa, nomeadamente as reflexões pessoais de cada participante, o feedback recolhido na última sessão e as conversas no grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos permitiram verificar que o programa formativo promoveu mudanças significativas nos níveis de bem-estar e fatores associados; que na maioria dos casos as variáveis sociodemográficas não influenciam a eficácia do programa e que a formação teve um impacto bastante positivo na vida pessoal e profissional dos participantes. Estes resultados revelam a importância de promover o bem-estar junto da comunidade docentes. Conclui-se este trabalho com as suas implicações práticas, limitações e sugestões para futuras investigações.