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Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia

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  • Currículo, pensamento crítico e criatividade
    Publication . Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; Gouveia, Isabel; Fraga, Nuno
    Neste artigo, tendo como ponto de partida as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, procuramos perceber a importância do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, bem como da Sensibilidade Estética e Artística nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o DecretoLei nº 55/2018 de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário. Da análise documental efetuada, e tendo por base os Descritores do Perfil dos Alunos, associados às Áreas de Competências, registaram-se evidências de uma valorização do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, em oposição ao que sucede na Área de Competência da Sensibilidade Estética e Artística. Constatou-se que é pretendido um perfil de aluno, que seja, sobretudo, conhecedor/sabedor/culto/informado; sistematizador/organizador; criativo; comunicador; questionador; crítico/analítico e responsável/autónomo, visando a mobilização de múltiplas literacias e o desenvolvimento de valores e competências, tendo por base uma formação centrada na pessoa e na dignidade humana.
  • Processos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricular
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda
    Considerando os pressupostos que, em Portugal, enquadram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) elencados no Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho que, em “regime de experiência pedagógica, define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Artigo 1º), este artigo procura desvelar na voz de cinco diretores (líderes escolares) de escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as primeiras evidências da implementação do PAFC. Embora se trate de um processo curricular e pedagógico recente, importa compreender nessas narrativas se as escolas experienciam, de facto, tempos e espaços de uma autonomia construída e contextualizada. Neste sentido, partindo de um estudo de caso múltiplo a partir da aplicação de um inquérito por questionário, convertem-se em eixos temáticos de análise de conteúdo, as seguintes dimensões: autonomia de escola, flexibilidade curricular, prática pedagógica e avaliação. Da triangulação dos dados conclui-se que os diretores de escola assumem o PAFC como uma política educativa que abre espaço pedagógico a uma mudança de paradigma, pelo nível de autonomia outorgado às escolas, permitindo-lhes uma gestão curricular mais contextualizada, por conseguinte mais humanista, mais sensível às realidades locais e às particularidades dos seus públicos.
  • Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas?
    Publication . Gouveia, Maria Fernanda
    Os testes e as fichas de avaliação ditam os ritmos de trabalho nas escolas e constam dos instrumentos de trabalho mais respeitados da cultura escolar. Na verdade, as práticas de avaliação cingem-se, numa grande maioria dos casos, à aplicação de testes de natureza sumativa, cujos resultados são traduzidos em classificações, e assentam numa uma lógica de prestação de contas, ficando por explorar a sua dimensão formativa. Verifica-se a inexistência de uma articulação entre três processos fundamentais: a aprendizagem, a avaliação e o ensino. Apesar da ênfase atribuída aos processos de avaliação, porque é que não resultam em melhorias efetivas nas aprendizagens? O que faltará fazer para reverter a avaliação das aprendizagens, numa avaliação para as aprendizagens? Como criar uma “ponte” entre a avaliação e a aprendizagem? Reconhece-se a necessidade de mudança paradigmática, à qual subjaz uma nova filosofia de avaliação, entendida como um processo pedagógico indissociável da aprendizagem, segundo a qual a interação social entre os professores e os alunos assume uma nova dimensão. Contudo, esta mudança constitui um empreendimento deveras difícil, mas não impossível. A Escola da Ponte mostra que é possível fazer a diferença e adotar práticas de avaliação formativa, que visam sobretudo melhorar as aprendizagens, em articulação com uma avaliação sumativa, que não se resuma à vertente classificativa. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? O que podemos aprender com ela?
  • Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel
    Este estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades. A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa). Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.
  • Hands on action-research in construction of the teaching profession: a scientific contribution in the initial teacher training of the University of Madeira (UMa)
    Publication . Gouveia, M. F. B. Pestana; Brazão, P.
    Action research is more than just a method of searching scientific knowledge in the field of Educational Sciences. It brings together multiple dimensions of educational practice which involves action, observation and contextualized and systematic reflection leading to curricular and organizational development, along with the construction of the teaching profession. Action research aims to find solutions to emerging problems through the creation of curricular strategies that promote pedagogical innovation and improve learning. The Master's degree in Preschool Education and Primary Education at the University of Madeira is based on these assumptions and has a curricular unit named Action Research Project which is implemented in real contexts of Pedagogical Practice in schools. This paper is intended to report the beginning of this reflexive process in an attempt to broaden the discussion of teacher training to new audiences. It is important to examine experiences of the use of action research, starting from the diagnosis of problems, passing through the collection and analysis of data as well as the systematization of processes and knowledge and culminating in the realization of scientific reports.
  • A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas
    Publication . Pereira, Gorete; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
    Esta investigação aborda a prática profissional na licenciatura em Educação Básica (LEB) da Universidade da Madeira, que integra o currículo dos seis semestres do plano de estudos da referida licenciatura e tem vindo a assumir grande relevância na formação inicial de professores. A prática profissional consubstancia se como um espaço integrador de aprofundamento e questionamento de situações visionadas, vividas ou descritas em articulação com as unidades curriculares de outras componentes de formação, visando uma iniciação progressiva na profissão docente e desenvolvimento profissional. Espera-se que os estudantes desenvolvam, sobre os respetivos contextos de educação formal e não formal, pesquisa e observação, com recolha de informação relevante para análise, organização e realização de uma atividade de aprendizagem sob a orientação e feedback do docente cooperante da instituição. A prática profissional assume um cariz reflexivo, eventualmente, transformador e cristaliza um conhecimento útil e mais aprofundado das situações educativas concretas. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso resultante da análise de conteúdo e da triangulação de dados de um questionário aplicado a um grupo de estudantes da LEB da Universidade da Madeira. Concluiu-se que ao nível da prática profissional, o estudante, futuro professor evidencia a confluência e a mobilização do conhecimento teórico e prático. O seu empoderamento e respetivo desenvolvimento profissional torna-se mais consistente ao experimentar a reflexão sobre a prática, analisando a experiência e o seu próprio desempenho pessoal e profissional. Foram assinalados alguns constrangimentos decorrentes da complexidade das práticas profissionais e das múltiplas variáveis emergentes dos ambientes educativos.