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- Research guide in educational psychologyPublication . Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lucas, Catarina Isabel Gouveia; Gouveia, Ana IsabelO presente relatório surge como o culminar das práticas pedagógicas concretizadas durante a formação inicial para a profissão docente na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas intervenções ocorreram no Externato Princesa Dona Maria Amélia, na Sala Vermelha, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, em turmas de 1.º e de 4.º ano. Com o intuito de realizar uma partilha da prática experienciada em contextos educativos diversos, procurou-se enquadrar a teoria e a metodologia usadas na intervenção numa perspetiva reflexiva. Assim, analisou-se numa visão crítica e reflexiva, fragmentando-se o relatório em duas partes, uma que o enquadra teórica e metodologicamente, e outra que o transpõe para a prática pedagógica. Na primeira parte delineou-se quatro capítulos distintos que, paralelamente, se fundamentam e se complementam. Na segunda parte explanou-se, com mais ênfase, as intervenções pedagógicas desenvolvidas na vertente da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Importa referir que nos dois primeiros estágios foram implementados Projetos de Investigação-Ação, após a identificação das problemáticas, propôs-se e implementou-se estratégias destinadas a combatê-las. Na valência da Educação Pré-Escolar o projeto foi orientado de acordo com a questão: De que forma é que as crianças da Sala Vermelha podem desenvolver a motricidade? e na valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico: De que forma é que a turma do 1.º A pode desenvolver o gosto e prazer pela leitura e escrita? Este relatório é, então, o aglomerar da análise das intervenções pedagógicas resultantes da diversidade de atividades e estratégias postas em prática, considerando os objetivos delineados para cada estágio e atentando às caraterísticas das crianças, visando a promoção de aprendizagens significativas.
- Modelação de processos e implementação de protótipo para suporte à área de Urbanismo da CMFPublication . Neves, Guilherme Duarte Ramos; Aveiro, David Sardinha Andrade deCom a evolução tecnológica, a necessidade de sistemas informáticos no diaa-dia é inevitável, uma vez que facilitam na realização das tarefas. O mesmo ocorre com as organizações que para sobreviver num mercado empresarial mais feroz, necessitam de ferramentas para otimizar a gestão da organização e ajudar na tomada de decisões, o que garante uma evolução sustentada. Contudo, uma organização, por si só, já é complexa e se acrescentar sistemas informáticos, ainda torna-se mais complexa. Existem disciplinas de engenharia de requisitos e sistemas informáticos que ajudam na construção e manutenção das organizações, no entanto, não existe uma coesão dos dois, muitas das disciplinas não se preocupam com lado tecnológico e muitos dos sistemas informáticos são inflexíveis, de modo a satisfazer as necessidades da organização. Por isso, a disciplina de Engenharia Organizacional e a metodologia DEMO tenta juntar as duas partes, organização e tecnologia, cuja finalidade é a criação de modelos que não só simplificam a compreensão da natureza da organização, mas como também servem de modelos para sistemas informáticos. Um dos focos deste projeto é utilização dos métodos do DEMO para modelação dos processos na área do urbanismo da Câmara Municipal do Funchal. A maior parte da modelação baseia-se a elaboração de diagramas que contribuem para uma perspetiva mais coerente do processo de urbanismo. O outro foco do projeto foi o desenvolvimento de componentes do protótipo desenvolver um protótipo (DISME) com vista a dar suporte ao processo.
- Arch Art (Heart) – sítio artístico e cultural: construção de um protótipoPublication . Vasconcelos, Luís Alberto de; Portugal, Ana Isabel Torres Garcia; Nascimento, Maria Teresa Duarte de Jesus Gonçalves doA questão da Educação Artística na perspetiva da ciência cognitiva é premente para o desenvolvimento equilibrado da espécie humana. Assim sendo, como readequar a apresentação da arte, face às novas exigências tecnológicas e socio culturais? Este projeto edificar-se-á através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Planearemos a criação dum protótipo de sítio a partir de dois pontos: recolha da opinião dos artistas locais, através de um inquérito avaliador das necessidades sentidas pela nossa sociedade relativamente à divulgação da cultura regional e análise de sítios online, com os mesmos objetivos do sítio protótipo, onde a comercialização e a divulgação artística existam. A questão é: como gerir eficazmente a cultura e a arte, divulgando esta última e promovendo-a através de um sítio acessível à distância de um clique, onde uma fruição e uma aprendizagem educacional estética se efetivem no mundo virtual? Abordaremos esta questão desde a especificidade da gestão cultural, às problemáticas da educação estética e de como a internet e a telepresença podem promover a divulgação e interatividade entre a arte e as pessoas. Acreditamos que a arte pode alavancar a economia regional se tiver uma divulgação adequada através da educação e do turismo. Analisaremos o “Fenómeno Cultural Islandês” e o “Efeito Bilbao”, extraindo desses exemplos aprendizagens que nos norteiem de futuro. Cremos que com estes objetivos gerais do projeto possamos divulgar a arte num repositório, num banco patrimonial e interativo. Mas que permita a um artista desenvolver-se, ser autossuficiente na divulgação do seu trabalho e granjear reconhecimento público.
- SCAARF: a subtle conditioning approach for anxiety relief facilitationPublication . Lopes, Laís dos Santos; Campos, Pedro Filipe PereiraAnxiety disorders represent a significant public health problem, affecting more than 280 million people worldwide. Although mobile and wearable interfaces have long been developed to improve mental health issues, most of the current approaches still operate in the so-called “reflective mind”. However, learning about self-regulation techniques and coping strategies for dealing with and learning about stress can be counterproductive when it comes to anxiety disorders, since reflecting on your own health data can enhance stress and anxiety symptoms. This work introduces an alternative method to mitigating anxiety symptoms through the use of a smart wearable interface, SCAARF, which implements a subconscious, less invasive approach in the design of assistive technologies for mental health, that takes advantage of a multimodal intervention (haptic and auditory) to help users cope with anxious states. Qualitative results suggest that the SCAARF mobile app is effective in helping users relax and cope with anxious states of mind, and that the scarf form-factor is perceived as comfortable, familiar (and thus non-intrusive). Moreover, user feedback shows the SCAARF wearable supports a calm state of mind, as it reminds users to relax.
- Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Camacho, Mónica Micaela Andrade; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO relatório de estágio é um documento que surge no culminar do estágio e é um dos momentos de avaliação no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Assim sendo apresenta uma reflexão acerca da experiência de estágio pedagógico, incluindo todo o processo de investigação, de ação e de conhecimentos aplicados ao longo deste ano letivo, numa turma de 8º ano da Escola Ângelo Augusto da Silva. Apresenta também uma breve fundamentação teórica, procurando enquadrar expetativas pessoais e profissionais, bem como conhecimentos científicos e pedagógicos anteriores ao estágio ou adquiridos durante todo o processo, com vista a melhor compreendermos a complexidade do mesmo. Deste modo, evidencia o conjunto de atividades, documentos, ferramentas e estratégias desenvolvidas que tornaram este processo único, individual e onde se descreve a prática letiva e todas as ações desenvolvidas nas atividades de intervenção na comunidade escolar, nas atividades de integração no meio e nas atividades de natureza científico-pedagógica, refletindo, criticamente, sobre as mesmas com o propósito de enriquecer o processo formativo quer dos alunos, quer do professor estagiário e futuro docente, nomeadamente no que diz respeito à aquisição e domínio de metodologias, instrumentos e ferramentas de intervenção pedagógica. Conclui-se que foi um processo complexo, mas muito positivo, com experiências marcantes, dúvidas e incertezas, onde a reflexão e ação complementaram as aprendizagens, definindo simultaneamente a criação de uma identidade profissional e procurando promover sempre o sucesso escolar e pessoal dos alunos, com recurso à empatia e às interações pessoais e sociais.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Ornelas, Leonardo Ferreira; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório reflete toda a prática letiva decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo de 2018/2019. Descreve, avalia e reflete o processo de atuação enquanto Professor Estagiário de Educação Física com base em conhecimento científico, abordando temáticas relacionadas com a pedagogia, com a EF sustentada por uma constante análise crítica. A elaboração de um documento desta natureza, permite aos professores estagiários descrever, investigar e refletir as experiências vivenciadas no Estágio Pedagógico. Neste contexto, o relatório apresenta-se estruturado nos seguintes capítulos: (i) Prática Letiva; (ii) Ações Científico-Pedagógicas; (iii) Atividades de Integração no Meio Escolar; (iv) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar; (v) Outras atividades no âmbito do Estágio Pedagógico. Uma das grandes mudanças verificadas no quadro da Educação na RAM, implementado para este ano letivo em todas as escolas da região refere-se à chegada do Projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (5º, 7º e 10º anos de escolaridade). Ao longo deste trabalho, procuramos articular esta nova forma de gerir o currículo dos alunos, de relatar estratégias e metodologias adaptadas com o intuito de potencializar o desenvolvimento dos conhecimentos e das aptidões registadas no novo documento do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Consideramos que o Estágio Pedagógico é um percurso altamente marcante no exercício da função docente, principalmente por contribuir de forma bastante significativa para a transformação dos desafios em oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional.
- Uma introdução às redes BayesianasPublication . Correia, Joana Isabel Nunes; Mendonça, Sandra Maria FreitasAs redes bayesianas são modelos de representação da realidade flexíveis por lidarem com incerteza e vários tipos de relações entre variáveis. Estas são compostas por uma parte gráfica, representada por grafos acíclicos direcionados, onde cada vértice representa uma variável aleatória, e uma parte probabilística, referente às distribuições associadas a cada um dos vértices. A estrutura do grafo define uma forma de fatorização da probabilidade conjunta das variáveis. Estas redes são úteis na inferência probabilística, facilitando o trabalho dos especialistas, permitindo diagnosticar, prever e realizar raciocínio intercausal. Esta dissertação é constituída por sete capítulos. No primeiro é descrita a evolução dos modelos do conhecimento humano. No segundo são apresentados conceitos e definições necessários para a construção e utilização das redes bayesianas. O terceiro apresenta os métodos de inferência nestas redes, o quarto as técnicas de aprendizagem, e o quinto a análise de conflitos. No sexto são apresentados alguns comandos do programa R úteis na aplicação dos conceitos apresentados e no sétimo são apresentadas as considerações finais.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Faria, Nelson Ascenção de; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente documento emerge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, concretizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2018/ 2019, por meio da lecionação de uma turma de 10.º ano. Durante a concretização deste documento procuramos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades experienciadas durante o processo de estágio. O desenvolvimento deste processo reflexivo ocorreu nos capítulos da PL, das AICE, das atividades de integração no meio e das atividades de natureza científico-pedagógicas. O presente documento resultou de um conjunto de transformações que ocorreram durante o período de lecionação. As atividades anteriormente mencionadas apresentaram-se como autênticos desafios que, habitualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que se assumiu como um reflexo do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionou-nos também a passagem por um conjunto de experiências, que nos possibilitaram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Produto das experiências transversais deste processo, salientámos a obtenção e melhoria das seguintes capacidades: o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho, a aplicação e análise de estratégias, bem como, a tomada de decisão. Que considerámos cruciais, pois contribuíram para as aprendizagens recíprocas verificadas entre nós e os alunos. Resumidamente, o estágio pedagógico resultou num conjunto de transformações operacionais e reflexivas, através de um processo complexo onde foram solicitadas inumeras tomadas de decisão seguidas da capacidade de reflexão em função de um objetivo comum.
- Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na educação de infância: contributos para a (re) construção da profissionalidade docentePublication . Canha, Maria Isabel Chaves de Castro FreireO presente estudo apresenta-se como uma estruturação da investigação delineada sob o tema Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na educação de infância - Contributos para a (re) construção da profissionalidade docente. Teve como intuito trazer à discussão os aspetos da relação entre a supervisão pedagógica, mormente a reflexão partilhada, e o desenvolvimento da profissionalidade docente na carreira dos educadores de infância. Por conseguinte, é um estudo que pretendeu compreender a relação desenvolvida entre o papel da reflexão no trabalho dos pares pedagógicos e o seu contributo para a melhoria dos elementos que dizem respeito às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento profissional das educadoras participantes. Através desta investigação de natureza qualitativa, manifestámos o propósito de conhecer e compreender as representações deste grupo profissional relativamente à prática colaborativa e reflexiva, entendida como condição essencial para o exercício docente na educação de infância, assim como esclarecer a importância conferida pelos educadores a esta atuação no contexto do seu desenvolvimento profissional. É uma investigação que procurou estudar esta temática com base na observação da ação e do testemunho de quatro educadoras de infância participantes, constituídas em dois pares pedagógicos.
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