Universidade da Madeira
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Browsing Universidade da Madeira by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- O caminhar para a docência: relatório de estágio de mestradoPublication . Alves, Adriano Manuel Correia; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaO relatório de estágio assume-se como um documento reflexivo, que procura descrever todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, bem como todas as atividades presenciadas e desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2023/2024. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos: O primeiro capítulo diz respeito à introdução e à caracterização do estágio pedagógico. Já o segundo capítulo corresponde às linhas programáticas das atividades e avaliações definidas para este estágio, onde retrata toda a intervenção pedagógica ao nível de quatro temas: (1) prática letiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) atividades de integração no meio e (4) atividades de natureza científico-pedagógica. No segundo capítulo e também apresentado um estudo (ação científico pedagógica individual e coletiva), que ocorreu no decorrer do 1º semestre, tendo como principal objetivo investigar a possibilidade de o Walking football se assumir como uma estratégia pedagógica adequada ao ensino do futebol em principiantes. A amostra foi constituída por 64 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos pertencentes a seis turmas de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo permitiram aferir que o Walking football poderá ser uma estratégia de ensino do futebol adequada a jovens principiantes.
- A complexidade do processo ensino-aprendizagem na educação física. Reflexões sobre a primeira experiência na prática docentePublication . Nisa, Nuno Celso Gouveia; Quintal, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico, marca o culminar de todo o percurso formativo. Nele está reunido o trabalho desenvolvido e concretizado durante o ano letivo de 2023/2024, no desempenho das funções de professor estagiário da disciplina de Educação Física. Assume-se como uma ferramenta didático-pedagógica no qual estão retratadas todas as estratégias implementadas e atividades dinamizadas mediante uma análise crítica e reflexiva. Com o objetivo de promover uma educação integral que potencie o desenvolvimento e crescimento do aluno a curto, médio e longo prazo, é essencial que este seja o principal foco do processo educativo. Nesse contexto, durante o estágio tentei assumir um papel de catalisador desse processo, incentivando o aluno a adotar uma atitude crítica e reflexiva perante os acontecimentos, a desenvolver a capacidade de construir o seu próprio conhecimento, a resolver problemas e a tornar-se progressivamente mais autónomo. Apenas dessa forma será possível preparar o aluno de forma eficaz para os desafios da sociedade atual e futura. O relatório inclui justificações relativas ao planeamento e reflexões sobre os resultados das aprendizagens de todas as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, nomeadamente: (I) Prática Letiva, (II) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, (III) Atividades de Integração no Meio e (IV) Ações de Natureza Científico-Pedagógica, tanto individuais como coletivas. O estágio foi uma etapa fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional enquanto futuro professor de Educação Física. Proporcionou-me a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo, desenvolver competências transversais a diversas áreas do saber e familiarizar-me com as dinâmicas dos estabelecimentos de ensino, facilitando a resolução de desafios pedagógicos. O estágio pedagógico proporcionou experiências enriquecedoras, fortalecendo competências docentes, pessoais e profissionais, enfrentando desafios e promovendo aprendizagens significativas para o desenvolvimento integral dos alunos e para a docência futura.
- Construir espaços de inclusão na escola atual: a realidade da Região Autónoma da MadeiraPublication . Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia; Pereira, Gorete; Pereira, GoreteA presente comunicação decorre de uma investigação, cujo objetivo consistia em perceber a realidade organizacional das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), relativamente os novos desafios propostos pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei nº 55/2028, de 6 e julho, Procurámos ainda compreender as oportunidades veiculadas pelo suporte legal regional, designadamente pela portaria 761/2020, que regulamenta os recursos humanos, organizacionais, materiais e técnicos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão e tem como finalidade garantir respostas especializadas promotoras de práticas de educação inclusiva, com base no trabalho colaborativo e de parcerias técnico pedagógicas, visando o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças e alunos e a garantia de qualidade das aprendizagens Desenvolvemos uma investigação de natureza descritiva e submetemos à reflexão as janelas de oportunidades plasmadas na legislação. Por conseguinte, enfatizamos as soluções organizativas, concluindo se que têm sido encetados esforços para construir respostas educativas adequadas, contextualizadas e diferenciadas, face ao cenário nacional. Na Região Autónoma da Madeira, a humanização das pessoas e o desenvolvimento contínuo da autonomia individual, constitui uma opção política prioritária, com vista à capacitação dos cidadãos e ao seu comprometimento com a construção de uma sociedade democrática, qualificada e desenvolvida. A legislação regional emanada propõe uma nova organização das escolas, de modo a possibilitar a construção de contextos mais aliciantes, inclusivos e motivadores, mediante um trabalho ativo, mas exigente por parte de todos os intervenientes no processo educativo, com o principal propósito de uma melhoria contínua das qualificações das crianças e dos alunos e a promoção do sucesso educativo.
- Uma corrida para o ensino. A maratona do estágio pedagógico em educação físicaPublication . Costa, Leonardo Luís Lé; Antunes, Hélio Ricardo Lourenço; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente relatório de estágio pedagógico desenvolvido no contexto do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário numa escola secundária da Região Autónoma da Madeira (RAM) teve como objetivo justificar o percurso formativo e as aprendizagens adquiridas ao longo de um ano letivo. Este estágio permitiu ao professor estagiário explorar e implementar diferentes metodologias de ensino, ajustadas às características específicas dos alunos. O estágio foi marcado por uma evolução gradual do estagiário, que no início enfrentou dificuldades na gestão de aula, mas ao longo do tempo consolidou a sua identidade docente, principalmente ao aprimorar as competências de comunicação, planeamento, e interação com os alunos. Para além da prática letiva, o estágio proporcionou a oportunidade de participar ativamente na comunidade escolar através de diversas atividades, como eventos desportivos e ações de sensibilização. Estas iniciativas contribuíram para uma maior integração e fortalecimento do papel do professor como agente transformador no ambiente escolar. O relatório aborda a prática letiva, intervenções na comunidade escolar e atividades científicas. No fundo, é uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados e as estratégias adotadas, sublinhando a importância do trabalho em equipa, da colaboração com colegas e orientadores, e da adaptação constante às necessidades dos alunos. A experiência pedagógica não só foi crucial para o desenvolvimento profissional, mas também para o crescimento pessoal, reforçando a ideia de que o ensino é um processo contínuo de aprendizagem.
- As crianças institucionalizadas: factores de risco, saúde mental, intervenção educativa e comunitáriaPublication . Pestana, Mariana Filipa Brás; Camacho, Maria José de Jesus; Fragoeiro, Isabel Maria Abreu RodriguesA presente Dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário para a obtenção do Grau de Mestre. Esta investigação tem como objetivos primordiais estudar os factores e comportamentos de risco que podem fragilizar com maior frequência a saúde mental de crianças/jovens institucionalizados e elencar estratégias de intervenção educativa e comunitária utilizadas para a promoção do desenvolvimento integral dos mesmos, evitando problemas a nível da saúde mental. Este estudo procurou compreender a importância de existirem serviços específicos que atendam às particularidades de crianças institucionalizadas, de modo que existam respostas mais eficazes. Efetivamente, as crianças que são retiradas do seu núcleo familiar passam por experiências emocionalmente difíceis, podendo estes factores de risco resultar em problemas de comportamento que ponham em causa a sua saúde mental. Assim, a intervenção é essencial enquanto factor protetor para a saúde, sendo que a mesma deve assumir-se como multidisciplinar, obedecendo a variados pressupostos fundamentais, melhorando a qualidade de vida das crianças ou dos jovens institucionalizados. Face ao exposto, para a pesquisa, considerou-se utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, baseada na análise documental de referências sobre a temática abordada, bem como na elaboração de um estudo de caso, de forma a aprofundar os conhecimentos e a investigar as variadas vertentes sobre este tema. Após realizar este enquadramento teórico, passou-se à recolha dos dados, através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais de uma estrutura de acolhimento da Região, assim como a alguns docentes que acompanham estas crianças nas instituições escolares. Por fim, para a análise e interpretação dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo.
- Criando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira – estudo de casoPublication . Santos, Graça Andreia Sousa Pinto dos; Fraga, Nuno Miguel da SilvaEsta investigação visa identificar as qualificações e competências necessárias para criar um quadro de referência para os líderes escolares, através da análise das teorias de liderança, inteligência emocional e liderança sustentável. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura, com foco em liderança, autonomia, educação, inteligência emocional e sustentabilidade, e como esses aspetos se interligam. Analisando as teorias de liderança de diferentes autores e aplicando conceitos de inteligência emocional, pretendemos identificar práticas de liderança sustentável que possam contribuir para o desenvolvimento de uma escola sustentável. Foram realizadas entrevistas com Presidentes do Conselho Executivo de escolas secundárias da Região Autónoma da Madeira. Para analisar e interpretar os dados recolhidos, aplicamos técnicas de análise de conteúdo, através da criação de categorias tendo por base as teorias de liderança, a inteligência emocional e a liderança sustentável, e efetuado a triangulação de dados. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de aprimorar as práticas de liderança escolar e promover um ambiente educativo mais inclusivo e eficaz.
- Desafios que transformam: de reflexões ao autoconhecimento, na vivência do estágio pedagógico em educação físicaPublication . Silva, Luís Carlos Baptista; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório de estágio representa o culminar de um conjunto de experiências e reflexões no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado no ano letivo de 2023/2024. Assumindo o papel de professor, procurou-se atuar como guia e facilitador, envolvendo os alunos na aprendizagem de modo a promover transformações que fomentem uma participação social informada e responsável, impulsionando um desenvolvimento integral que vá além do mero ensino de conteúdos específicos. Estruturalmente, o presente documento subdivide todas as atividades e reflexões em oito capítulos, a saber: i) Enquadramento Contextual; ii) Prática Letiva; iii) Ações Científico-Pedagógicas; iv) Atividades de Integração no Meio Escolar; v) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar; vi) Tecnologia e Atividades Extraprogramáticas; vii) A Investigação no Estágio Pedagógico; viii) O potencial transformador da Educação Física sobre o aluno; ix) O Percurso de Estágio como Veículo de Transformação Pessoal. Das diversas atividades desenvolvidas, são apresentados o processo de planeamento, a operacionalização e, por fim, reflexões críticas sobre os principais aspetos e ilações a destacar. Neste sentido, é possível identificar as potencialidades e limitações da intervenção, formulando-se alternativas que possam potenciar futuras mediações. Neste sentido, a vivência deste estágio permitiu uma imersão na prática docente de Educação Física, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de uma sólida identidade profissional e pessoal. Através de um processo contínuo de observação, prática e reflexão, este percurso formativo revelou-se essencial para a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais nos domínios pedagógicos e didáticos. Igualmente, serviu de preparação para os desafios da profissão docente, esperando-se que os efeitos surtidos nos alunos tenham sido não só positivos como também duradouros.
- A divisão do calendário escolar em semestres na Região Autónoma da MadeiraPublication . Andrade, Ricardina Estefânia Xavier de; Fraga, Nuno Miguel da SilvaA divisão do calendário escolar em semestres tornou-se uma realidade das escolas portuguesas após a implementação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) e da publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. As escolas, no âmbito da sua autonomia, têm possibilidade de organizar o calendário escolar em semestres ou noutras divisões temporais. Este estudo desenvolveu-se em torno da questão: “Qual a relevância da divisão do calendário escolar em semestres na organização da escola, ao nível das lideranças de topo, intermédias e na prática pedagógica dos professores?” Esta dissertação inicia-se por uma exposição de como se concretizou a evolução da autonomia das escolas portuguesas, destacando as mudanças legislativas que ocorreram nos últimos 37 anos. A autonomia curricular também evoluiu desde 1986. Os projetos-piloto de Inovação Pedagógica e de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), alicerçaram as mudanças necessárias para a promoção de práticas educativas mais equitativas e inclusivas, culminando com a introdução do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e dos Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018. Neste estudo, adotamos uma metodologia de investigação de natureza qualitativa centrada num estudo de caso e cujo objeto de estudo foram os professores de uma escola da Ilha da Madeira. Da análise dos resultados obtidos, concluímos que, a semestralização proporciona uma melhor gestão do tempo, um aumento da articulação interdisciplinar e apresenta benefícios para o bem-estar dos alunos e professores. Em suma, a organização do calendário escolar em semestres surge como uma medida promotora de benefícios pedagógicos e organizacionais, contribuindo para uma escola mais eficaz, inclusiva e centrada no aluno. Estamos convictos de que, através deste estudo de caso, contribuiremos para que um conjunto de profissionais da educação reflita e apreenda um pouco mais sobre a semestralização e, no âmbito da autonomia de cada escola, se discuta e adote soluções que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da RAM.
- A escola no bairro: políticas educativas de desenvolvimento localPublication . Brás, Hélder Renato Pereira; Fraga, Nuno Miguel da SilvaAo longo das últimas décadas, a Humanidade tem acomodado um modus vivendi que perpetua uma teoria comum do progresso acoplado num modelo de desenvolvimento insuflado pelo fenómeno da globalização. Na mesma linha de concetualização, as características da escola moderna de massas tornaram-se num modelo normativo institucional Estado-Nação, que inspirado numa dinâmica economista capitalista mundial elevaram as instituições educativas a um elevado nível de isomorfismo com tendência para padronizar e homogeneizar o currículo (Dale, 2004), independentemente do seu nível de desenvolvimento ou tradições educativas diferentes. Numa sociedade do conhecimento, analisar e precisar as razões que revestem os objetivos das políticas educativas e perceber o papel que contribui para preservar a sociedade ou para a transformar, reveste-se de redobrado significado. As suas escolhas judiciosas devem refletir o uso não linear de estratégias educativas de âmbito local que correspondam adequadamente às necessidades de sociedades cada vez mais heterogéneas e em mudança, reivindicando o processo de crescimento do ser humano na sua realização como pessoa e como membro de uma comunidade. Se é verdade que a massificação do ensino traduz um salto civilizacional sem precedentes, os desafios que se coloca na organização de uma educação aberta a todos e ao longo da vida, exprime um esforço de renovada dinâmica e constante adaptabilidade. A hodiernidade vislumbra reinventar-se e implementar estratégias de gestão educativa de âmbito territorialista, mais consonantes com as peculiaridades das comunidades, dando espaço a novos conceitos educativos orientados para futuros compartilhados mais justos e equitativos ao longo da vida, envolvendo a participação dos cidadãos e de outras partes interessadas na tomada de decisões que ocorrem em diferentes espaços e tempos (Unesco 2022). Neste propósito, o estudo de caso de abordagem qualitativa que apresentamos procura aferir a relevância que o projeto “A escola no Bairro” tem no âmbito do desenvolvimento local.
- Estratégias de coping para lidar com o bullying: um estudo com adolescentes da Região Autónoma da MadeiraPublication . Sousa, Marília Correia de; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasAo longo dos últimos anos, tem surgido diversos casos de violência nas escolas, e têm ganho maior pertinência nos media social, acarretando grande preocupação aos pais, professores, alunos e à sociedade. Este fenómeno é denominado por bullying, e é definido como as ações e comportamentos antissociais e violentos, que ocorrem em particular no meio escolar, praticado frequentemente por estudantes. Esta investigação tem como objetivo geral analisar as estratégias de coping, respetivamente a empatia e a autocompaixão, que os adolescentes (vítimas, agressores e testemunhas) têm para lidar com situações de bullying e de adversidades. A recolha de dados teve por base um design transversal, com aplicação duma bateria de instrumentos (questionário identificação dos participantes do bullying [QIPB], escala da autocompaixão, e a escala básica da empatia), de forma presencial pela investigadora, a 413 alunos representativos dos 2º e 3º ciclos das escolas da região autónoma da Madeira RAM, com uma média de 13 anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que os agressores são maioritariamente os rapazes, bem como os que possuem menos estratégias de coping (empatia e autocompaixão). Além disso, as vítimas estão em maior número no sexo feminino. As raparigas possuem níveis de empatia e de autocompaixão superior aos rapazes, e incluem o maior grupo de testemunhas. Face a estes resultados é necessário desenvolver programas de prevenção e apoio às várias experiências de bullying, de maneira a diminuir as situações de violência em contexto escolar.